quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Página; Um dia na Historia; 16 de outubro 2012


PÁGINA SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO ANO DE 2012 

Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque




 Datas Comemorativas do dia: 16 de Outubro 2012

                                                  
Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto...


Comemorações do 289º dia de 2013, uma quarta-feira, 16 de outubro no calendário gregoriano, daqui 364 dias, 16:00:31 (-03:00:00 GMT).

  • Dia de Apoio à Câmara de Comércio Local ou "Support Your Local Chamber of Commerce Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América: 3ª quarta-feira de outubro.
  • Dia do Frentista - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 1.926 de 26 de dezembro de 1991, em homenagem aos trabalhadores que abastecem os veículos nos postos de combustíveis: 3ª quarta-feira de outubro.
  • Dia do Missouri ou "Missouri Day" - comemoração móvel desde 1915 no Estado norte-americano do Missouri, a partir da idealização da cidadã estadunidense, Anna Brosius Korn, conforme decisão da 48ª Assembléia Geral missouriana: 3ª quarta-feira de outubro.
  • Dia Nacional de Preocupação com os Jovens e a Violência Armada ou "National Day of Concern About Young People and Gun Violence" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América, que foi inicialmente amparada por Resolução do Congresso Estadunidense e pela Proclamação Nº 7049 de 6 de novembro de 1997, assinada pelo então presidente norte-americano, William J. Clinton, com um apelo aos jovens norte-americanos nas salas de aula e às comunidades em todo o país para que todos tomem uma decisão solene sobre o seu futuro, através da assinatura do Compromisso estudantil contra a Violência Armada: 3ª quarta-feira de outubro.
  • Dia da Ciência e Tecnologia - comemoração não confirmada.
  • Dia da Educação Inclusiva ou "Día de la Educación Inclusiva" - comemorado no Peru, com o fim de marcar a data de uma passeata de deficientes, entidades de e para deficientes e pessoas simpatizantes da causa dos deficientes, que se deu na cidade peruana de Lima em 16 de outubro de 1980 com cerca de 5 mil peruanos, em luta por políticas públicas facilitadoras do acesso à educação e à reabilitação integral dos portadores de deficiência, e por direitos iguais para os deficientes do Peru.
  • Dia da Pessoa com Deficiência ou "Día de la Persona con Discapacidad" - comemorado no Peru em substituição ao Dia do Inválido ou "Día del Minusválido", conforme Lei Nº 27050 de 31 de dezembro de 1990, com o fim de marcar a data de uma passeata de deficientes, entidades de e para deficientes e pessoas simpatizantes da causa dos deficientes, que se deu na cidade peruana de Lima em 16 de outubro de 1980 com cerca de 5 mil peruanos, em luta por políticas públicas facilitadoras do acesso à educação e à reabilitação integral dos portadores de deficiência, e por direitos iguais para os deficientes do Peru.
  • Dia da Segurança Alimentar - comemoração do Estado brasileiro do Espírito Santo,conforme Lei Nº 9.417 de 18 de Março de 2010, que pode estar relacionada com o "Dia do Engenheiro de Alimentos" [festejado por brasileiros em 16 de outubro] ou ainda com o "Dia Mundial da Alimentação" ou "World Food Day".
  • Dia de Agradecimento e Reconhecimento dos Empregados para com seus Chefes ou "Boss's Day" - comemorado no Canadá e Estados Unidos da América desde 1958, a partir da idéia da empregada norte-americana da State Farm Insurance Company, Patricia Bays Haroski, que iniciou a celebração na data do aniversário de seu pai e com a Esperança de que os patrões/chefes se fizessem mais Gentis e Justos no Ano todo com seus subordinados, cuja efeméride costuma ser bastante ridicularizada por norte-americanos e canadenses, por ser tida como uma comemoração "Hallmark" [termo relacionado com a empresa privada estadunidense, Hallmark Cards, que normalmente é acusada de se beneficiar desses eventos "fabricados", através da venda de cartões e outros itens para essas datas comemorativas].
  • Dia do Anestesiologista - comemorado para marcar a data daquela que é tida como a 1ª demonstração pública [para médicos] de uma administração bem-sucedida de uma anestesia em humanos [então feita pela administração de éter dietílico], que foi realizada pelo dentista norte-americano, William Thomas Green Morton, em 16 de outubro de 1946 no Massashusetts General Hospital da cidade norte-americana de Boston-EUA.
  • Dia do Bibliotecário ou "Día del Bibliotecario" - comemorado por paraguaios, para marcar a data da nomeação do bibliotecário paraguaio, José Gabriel Benítez, que foi designado para o cargo em 16 de outubro de 1840 e é tido como o 1º bibliotecário assalariado do Paraguai e com provimentos específicos pelo exercício dessa função.
  • Dia do Chefe - comemorado no Japão.
  • Dia do Dicionário ou "Dictionary Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento do editor, escritor, lexicógrafo e entusiasta estadunidense da palavra, Noah Webster, que veio ao mundo em 16 de outubro de 1758, tendo sido autor de uma reforma ortográfica da língua inglesa, e que é considerado o "pai do dicionário norte-americano", "Pai da educação" e "pai da bolsa de estudos" nos Estados Unidos da América, cujos livros "Blue-Backed Speller" foram usados para ensinar leitura e ortografia a pelo menos 5 gerações de crianças norte-americanas.
  • Dia do Engenheiro de Alimentos - comemoração de estudantes, professores e profissionais de engenharia alimentar no Brasil, que está oficializada no Estado brasileiro do Ceará pela Lei Nº 14.386 de 22 de junho de 2009, sendo relacionada com o início da Engenharia de Alimentos no Brasil e com os planos para a criação da FTA [Faculdade de Tecnologia de Alimentos], que mais tarde se tornaria FEA [Faculdade de Engenharia de Alimentos] da Unicamp [Universidade de Campinas] no interior do Estado brasileiro de São Paulo, como a 1ª do gênero na América Latina, impulsionada por Zeferino Vaz e André Tosello, apoiados pelos médicos brasileiros, Antonio Augusto de Almeida e Paulo Gomes Romeu, a partir do Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos.
  • Dia do "Festival de Luzes de Lakshimi" - comemorado em honra de Lakshmi ou Laxmi [personificação da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna] na mitologia hindu, sempre invocada para amor, fartura, riqueza e poder, além de ser o principal símbolo da potência feminina, reconhecida por sua eterna juventude e formosura.
  • Dia do Início da Semana da Alimentação Saudável - comemoração da Argentina que está relacionada com o "Dia Mundial da Alimentação" ou "World Food Day".
  • Dia do Início da Semana Nacional do Feijão e Arroz - comemorada no Brasil, conforme proposição do Projeto de Lei Nº 1488 de 2007.
  • Dia do Instrutor de Auto-escola - comemorado nos Estados brasileiros do Mato Grosso do Sul [Lei Nº 4.232 de 30 de julho de 2012] e São Paulo [Lei Nº 7.778 de 6 de abril de 1992].
  • Dia do Instrutor de Voo - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.425 de 29 de abril de 2011.
  • Dia do Papa João Paulo II - comemorado na Polônia, para marcar a data da eleição do religioso polonês, Karol Wojtyla, como o 264º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
  • Dia do Professor ou "Día del Maestro" - comemoração de chilenos que também é conhecida como "Dia do Docente" ou "Día del Docente", conforme Decreto-Lei Nº 1938 de 8 de outubro de 1977, para marcar a data do Decreto-Lei Nº 673 de 16 de outubro de 1974, que então estabeleceu a fundação do CPC [Agremiação de Professores do Chile ou "Colegio de Profesores de Chile"].
  • Dia do Trabalhador de Padarias Industriais ou "Día del trabajador de Panificadoras Industriales" - comemoração de uruguaios, que está prevista no CCT [Convênio Coletivo de Trabalho] de 8 de agosto de 2005, que foi firmado entre a Câmara Industrial de Alimentos Embalados ou "Cámara Industrial de Alimentos Envasados" e a ONODRA [Organização Nacional de Operários do Doce e Ramos Afins ou "Organización Nacional de Obreros del Dulce y Ramas Afines"] do Uruguai.
  • Dia Estadual da Primeira Infância� - comemorado no Estado brasileiro do Pará, para finalizar a "Semana Estadual do Bebê" que foi instituída pela Lei Nº 7.620 de 18 de abril de 2012.
  • Dia Estadual da Valorização da Língua Portuguesa - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 8.217 de 17 de novembro de 2004, para marcar a data do nascimento do escritor, filósofo, jornalista e tradutor brasileiro, Guilherme Dicke, que veio ao mundo em 16 de outubro de 1936 e que é tido como o escritor mais premiado do Estado mato-grossense.
  • Dia Estadual do Jovem Agricultor - comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 11.696 de 8 de janeiro de 2001.
  • Dia Mundial da Alimentação ou "World Food Day" - comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução 35/70 de 5 de dezembro de 1979 e ratificada no Brasil pela Lei Nº 12.077 de 29 de outubro de 2009, para marcar a data da fundação da FAO [Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação ou "Food and Agriculture Organization"], que foi constituída na cidade canadense de Quebec em 16 de outubro de 1945.
  • Dia Mundial anti-McDonald's ou "Worldwide Anti-McDonald's Day" - comemorado com Boicote como uma forma de crítica às Lojas da Rede Norte-Americana de Lanches-Rápidos, McDonald's, que são tidas como o maior representante do fast-food no mundo, enquanto hábito ruim de consumo relacionado com as causas do grave problema da obesidade, principalmente nos Estados Unidos da América e na Europa, visto que a rede usa de um apelo às crianças com o palhaço Ronald McDonald e outros personagens chamativos, atraindo e condicionando os pequenos para o consumo dos seus lanches [comida de elevado nível de gordura e açúcar] e criando hábitos alimentares pouco saudáveis, que tendem a se manter com a idade, além de a cadeia de lanchonetes também receber acusações de ser uma empresa ecologicamente incorreta.
  • Dia mundial do Pão ou "World Day of Bread" - comemoração celebrada desde 2000, quando foi instituída a partir da cidade norte-americana de Nova York, e sob a coordenação da UIB [União Internacional de Padeiros e Padaria ou "Unión International de la Boulangerie"], uma associação que congrega todas as principais entidades mundiais do setor de Panificação.
  • Dia Municipal da Merendeira - comemorado nas cidades brasileiras de Florianópolis-SC [Lei Nº 7188 de 9 de novembro de 2006] e Rio de Janeiro-RJ [Lei Nº 1499 de 12 de dezembro de 1989 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010].
Datas de cidades brasileiras Comemoradas em 16 de outubro (uma quarta-feira) de 2013, daqui 364 dias, 16 horas e 31 segundos (-03:00:00 GMT):

  • Dia da Emancipação do município brasileiro de Assu - Estado do Rio Grande do Norte.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Bacuri - Estado do Maranhão.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Bananeiras - Estado da Paraíba.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Bela Vista do Paraíso - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Carmópolis - Estado de Sergipe.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Catuípe - Estado do Rio Grande do Sul.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Igarapé-Miri - Estado do Pará.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Primeira Cruz - Estado do Maranhão.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de São José de Mipibu - Estado do Rio Grande do Norte.


  • Fonte:
  • http://www.claret.com.br/servicobiblico/index.jsp?dia=16&mes=10&ano=2009http://www.paroquiasaojoaodebrito.com.br/hpx/ColunaDaEsquerda/CalendarioSantosDoDia/16deOutubro.htm
  • http://www.santopedia.com/santoral/16-de-Octubre
  • http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI112101-EI1411,00.html
  • http://www.atienza.org/calendario/16o.htm
  • http://en.wikipedia.org/wiki/October_16
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/16_de_outubro
  • http://www.vermelho.org.br/hoje/1016.asp
  • http://es.wikipedia.org/wiki/16_de_octubre
  • http://passamos_como_o-rio.blogs.sapo.pt/110630.html
  • http://www.barranca.pe/index.php?option=com_content&view=article&id=206:-dia-nacional-de-las-personas-con-discapacidad-y-dia-de-la-inclusion-educativa-&catid=93:ciencia-y-tecnologia&Itemid=90
  • http://www.webjunction.org/825/-/resources/discussion/69777439
  • http://www.al.sp.gov.br/legislacao/norma.do?id=161334&ementa=S#inicio
  • http://www.al.sp.gov.br/legislacao/norma.do?id=18458&ementa=S#inicio
  • http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/mato_grosso/ricardo_guilherme_dicke.html
  • http://www.sad-legislacao.mt.gov.br/Aplicativos/Sad-Legislacao/legislacaosad.nsf/b627c5d8a24d8a5003256730004d2e96/39b7470134cbd77e03256f850058e498?OpenDocument
  • http://imagens.seplag.ce.gov.br/pdf/20090624/do20090624p01.pdf
  • http://www.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2009/pl99_09.htm
  • http://carapicu.alesc.sc.gov.br/ALESC/DOCS/2001/11696_2001_Lei.doc
  • http://www.mtss.gub.uy/index.php?option=com_content&view=article&id=169:primera-ronda-2005&catid=81&Itemid=384&date=2011-10-01
  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12077.htmhttp://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/contlei.nsf/2ed241833abd7a5b8325787100687ecc/cb45396e91f888e9032576ac00738a56?OpenDocument
  • http://saibadascoisas.blogspot.com.br/2012/04/criada-semana-estadual-do-bebe.html
  • http://governoservico.es.gov.br/LeisES/documentos/0194172010.doc
  • http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO8243_31_07_2012.pdf
  • http://himajina.blogspot.com.br/2012/10/dia-del-profesor-en-chile.html
  • http://www.sos.mo.gov/news.asp?id=854




  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário