quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pagina; Um Dia na Historia; 3 de Outubro 2012


PÁGINA SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO ANO DE 2012 

Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque

Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês docalendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto.


3 de Outubro 2012 

Comemorações do 277º dia de 2012 (89 dias para 2013), uma quarta-feira, 3 de outubro no calendário gregoriano, por+ 13:59:29 (-03:00:00 GMT).

  • Dia do Balão ao Redor do Mundo ou "Balloons Around the World Day" - comemoração móvel, envolvendo artistas no preparo de balões [bexigas] e quem mais gosta delas, as crianças: 1ª quarta-feira de outubro.
  • Dia mundial do Passeio ou "International Walk Day" - comemoração móvel, envolvendo crianças de escolas do mundo inteiro: quarta-feira da 1ª semana de outubro.
  • Dia da Biblioteca Espírita - comemorado por adeptos do espiritismo, para marcar a data do nascimento do espiritualista, professor e pedagogo francês, Allan Kardec [pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail], que veio ao mundo em 3 de outubro de 1804 e que foi o responsável pela codificação e sistematização da Doutrina Espírita.
  • Dia da Escalada à montanha - comemorado no Japão.
  • Dia da Fundação Nacional ou "Gaecheonjeol" - comemorado na Coréia do Sul, para marcar a data da criação do estado de Gojoseon [antiga Coréia], que teria sido fundada por Dangun Wanggeom em 3 de outubro de 2333a.c.
  • Dia da Unidade Alemã ou "Tag der Deutschen Einheit" - comemorado por alemães, para marcar a data da Reunificação da Alemanha [Bundesrepublik Deutschland], ocorrida em 3 de outubro de 1990.
  • Dia das Abelhas - comemoração não confirmada.
  • Dia de Comemoração Nacional - celebrado no Iraque, para marcar a data da Independência dos iraquianos do jugo do Reino Unido, que foi conquistada em 3 de outubro de 1932.
  • Dia do Arquivista ou "Día del Archivista" - comemorado por colombianos, a partir de data que teria sido criada na década de 1970 por membros da antiga ACAR [Associação Colombiana De Arquivistas ou "Asociación Colombiana de Archivistas"] que hoje não existe mais, muito embora a Lei Nº 1409 de 30 de agosto de 2010 tenha declarado a data de 9 de outubro como "Dia Nacional do Arquivista" ou "Día Nacional del Archivista" na Colômbia.
  • Dia do Eleitor Cidadão - comemorado no Estado brasileiro do Amazonas, conforme Lei Nº 3310 de 21 de novembro de 2008.
  • Dia do Hospital ou "Día del Hospital" - comemorado no Chile, para marcar a data da fundação do Hospital São João de Deus ou "Hospital San Juan de Dios", que teria iniciado suas atividades em 3 de outubro de 1552, então com o nome de Hospital de Nossa senhora do Socorro ou "Hospital de Nuestra Señora del Socorro", sendo portanto considerado como o mais antigo hospital chileno.
  • Dia do Índio Tapeba - comemorado por indígenas do Povo Tapeba, mais especificamente no Estado brasileiro do Ceará, para marcar a data da morte de um dos principais caciques tapebas, conhecido como Vitor Perna-de-Pau.
  • Dia do Início da Semana Nacional do Livro Infantil ou "National Children's Book Week" - comemorado nos Estados Unidos da América.
  • Dia do "Leidens Ontzet" - comemorado na cidade holandesa de Leiden e com a distribuição de pão com queijo e arenque [lembrando a comida trazida em 3 de outubro de 1574 pelo exército holandês ao povo que passava fome], para marcar a data do fim do "cerco de Leiden" e conseqüente expulsão das tropas espanholas que ocupavam essa cidade dos Países Baixos.
  • Dia do Mesário da Justiça Eleitoral - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.406 de 12 de abril de 2011.
  • Dia do Petroleiro - comemorado nos Estados brasileiros do Espírito Santo [Lei Nº 9.311 de 13 de Outubro de 2009] e Rio de Janeiro [Lei Nº 5532 de 2 de setembro de 2009], para marcar a data da fundação da PETROBRAS [Petróleo Brasileiro S/A], que foi instituída no Brasil pela Lei Nº 2.004 de 3 de outubro de 1953.
  • Dia do Petróleo Brasileiro - comemorado no Brasil, para marcar a data da fundação da PETROBRAS [Petróleo Brasileiro S/A], que foi instituída no Brasil pela Lei Nº 2.004 de 3 de outubro de 1953.
  • Dia do Soldado ou "Día del Soldado" - comemorado por hondurenhos, conforme Decreto Nº 49 de 5 de fevereiro de 1952, para marcar a data do nascimento do advogado, estadista, militar e orador hondurenho da América Central, José Francisco Morazán Quezada, que veio ao mundo em 3 de outubro de 1792 e que é tido como herói de Honduras e outros países centro-americanos.
  • Dia do Soroptimista - comemorado para marcar a data da fundação do 1º Clube da Internacional Soroptimista ou Soroptimist International [organização para mulheres administradoras de negócios e profissionais que trabalham em projetos para a promoção dos direitos humanos e status da mulher, que foi formado em 3 de outubro de 1821 na cidade californiana de Oakland nos Estados Unidos da América], a partir da junção das palavras latinas, "soror" e "optima" [o melhor para a mulher], que resultou na formação do termo Soroptimista.
  • Dia do Trabalhador Agropecuário ou "Día del Trabajador Agropecuario" - comemorado em Cuba, para marcar a data da 2ª Lei cubana de reforma Agrária, que foi sancionada em 3 de outubro de 1963.
  • Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Cunhaú e Uruaçu - comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte, conforme Lei Nº 8.760 de 20 de dezembro de 2005, em memória aos massacres de católicos [famosos por suas crueldades contra os nativos brasileiros], que foram protagonizados em 16 de julho [Engenho Cunhaú em Canguaretama] e 3 de outubro de 1945 [Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante] por índios tapuias e potiguares chefiados pelo alemão que estaria a serviço dos holandeses, Jacó Rabe, e que, segundo tese defendida pelo Escritor, Teólogo protestante de confissão pentecostal e Cientista brasileiro da Religião pela UERN [Universidade Estadual do Rio Grande do Norte], João Bosco de Sousa, não teriam sido motivados por questões religiosas entre o calvinismo dos flamengos e o catolicismo dos lusos-brasileiros mas, sim, pelo tratamento que esses lusos-brasileiros dispensavam aos indíginas do então Brasil Colônia.
  • Dia Estadual da Saúde Bucal - comemorado no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 12.650 de 27 de agosto de 2004.
  • Dia Estadual do Espiritismo - comemorado no Estado brasileiro do Maranhão, conforme Lei Nº 9.028 de 30 de setembro de 2009, para marcar a data do nascimento do espiritualista, professor e pedagogo francês, Allan Kardec [pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail], que veio ao mundo em 3 de outubro de 1804 e que foi o responsável pela codificação e sistematização da Doutrina Espírita.
  • Dia Internacional de Ação por Direitos Sociais e Trabalhistas ou "International Day of Action for Social and Labor Rights" - comemoração de várias partes do mundo com o fim de debater os efeitos da crise econômica nos governos capitalistas, para ser celebrado na data da fundação da FSM [Federação Sindical Mundial] ou WFTU [World Federation of Trade Unions], que foi constituída em 3 de outubro de 1945, em substituição da então Federação Internacional dos Sindicatos ou "International Federation of Trade Unions", fazendo campanha contra o imperialismo, o racismo, a pobreza, a degradação ambiental e a exploração dos trabalhadores sob o capitalismo, e trabalhando também em defesa do pleno emprego, segurança social, proteção da saúde e direitos sindicais, a partir da cidade grega de Atenas, mas que tem perdido bastantes forças nos últimos anos, com a queda dos regimes comunistas na então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas] e na Europa do Leste, num processo iniciado com a dissidência de uma série de sindicatos ocidentais, que debandaram para formar a Confederação Internacional de Sindicatos Livres ou "International Confederation of Free Trade Unions" depois de 1949, por ocasião de disputas relacionadas com o "Plano Marshall" ou "Marshall Plan".
  • Dia Pan-americano do Dentista ou "Día Panamericano del Odontólogo" - comemoração que também é conhecida como "Dia Latino-Americano da Odontologia" ou "Día latinoamericano de la Odontología", para marcar a data da fundação da FOLA [Federação Odontológica Latino-Americana ou "Federación Odontológica Latinoamericana"], que foi criada em 3 de outubro de 1917, durante um encontro que reuniu representantes de 20 países latino-americanos na cidade chilena de Santiago do Chile.

Datas de cidades brasileiras Comemoradas Hoje, 3 de outubro (uma quarta-feira) de 2012, por mais 13 horas, 59 minutos e 29 segundos (-03:00:00 GMT)

  • Dia da Fundação do município brasileiro de Barra Mansa - Estado do Rio de Janeiro.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Bela Vista - Estado do Mato Grosso do Sul.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Bom Jesus do Araguaia - Estado do Mato Grosso.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Cururupu - Estado do Maranhão.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Ibitinga - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Magda - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Rubinéia - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de São Pedro do Ivaí - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Schroeder - Estado de Santa Catarina.
  • Dia do aniversário do município brasileiro de Aurora do Pará - Estado do Pará.
  • Dia do aniversário do município brasileiro de São Simão - Estado de Goiás.

  • Fontes: 




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário