sábado, 6 de outubro de 2012

Página; Um dia na Historia;


Datas Comemorativas do dia: 06 de Outubro 2012

   

  • Dia Interamericano da Água ou "Día Interamericano del Agua" - comemoração móvel instituída em 1992 a partir da cidade cubana de Havana, durante o ""23º Congresso Interamericano de engenharia sanitária e ambiental" ou "23º Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental" da AIDIS [Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental ou "Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental"], com o fim de promover o bom uso e a proteção da água em todos os países do continente americano: 1º sábado de outubro...
  • Dia Mundial de se Fazer Cartões ou "World Card Making Day" - comemoração móvel desde 2006, quando foi lançada pela revista "Paper Carfts", com o fim de marcar o início do período mais movimentado do ano para quem goste de fazer cartões, pela popularidade desse artigo no Natal, celebrando a criatividade e o amor, envolvidos em fazer e dar cartões: 1º sábado de outubro.
  • Dia Mundial dos Ostomizados ou ""World Ostomy Day - comemoração móvel daqueles que foram obrigados a se submeter a uma ostomia e tiveram de se deixar implantar uma bolsa coletora para a eliminação de dejetos corporais: 1º sábado de outubro, a cada 3 anos.
  • Dia Nacional da Diversão com Economia ou "National Frugal Fun Day" - comemoração móvel de norte-americanos, convidando as pessoas a abusarem da criatividade por uma boa diversão: 1º sábado de outubro.
  • Dia Nacional do associativismo ou "Día Nacional del Mutualismo" - comemoração móvel de argentinos, conforme Decreto Nº 22.94 de 25 de setembro de 1945, em prol da ajuda mútua nas horas de necessidade e para promover o associativismo entre os trabalhadores argentinos: 1º sábado de outubro.
  • Dia Nacional do Voluntário Hospitalar ou "Día Nacional del Voluntario Hospitalario" - comemoração móvel da Argentina, instituída em louvor a São francisco de Assis, que é tido na conta de patrono dos voluntários hospitalares: 1º sábado de outubro.
  • Dia da Assistência internacional - comemorado no Japão.
  • Dia da "Guerra de Outubro Libertadora" ou "Al-Harb Teshreen Tahririyyah" - comemoração de sírios, relacionada com a "Guerra do Yom Kippur" ou "Guerra de Outubro".
  • Dia das Forças Armadas - comemorado no Egito, para marcar a data da travessia do Canal de Suez, que foi protagonizada por tropas egípcias em 6 de outubro de 1973 durante a "Guerra de Outubro" ou "Guerra do Yom Kippur", num dos episódios do conflito árabe-israelense.
  • Dia das Vítimas de Dukla Pass ou "Den obetí Dukly" - comemorado por eslovacos, em tributo ao desfiladeiro localizado entre eslováquia e Polônia, que teve grande importância em 6 de outubro de 1944 num epísódio da libertação da República Eslovaca na 2ª Guerra Mundial.
  • Dia de Ivy ou "Ivy Day" - comemoração da Irlanda, relacionada com o conto "Dia Ivy no quarto Comitê" ou "Ivy Day in the Committee Room" do Escritor Irlandês, James Joyce, na data da morte do líder político da reforma agrária irlandesa, proprietário, nacionalista e fundador do Partido parlamentar irlandês, Charles Stuart Parnell, que faleceu em 6 de outubro de 1891 e que é tido como uma das figuras mais importantes do século XIX na Irlanda, além da Grã-Bretanha, sendo indiretamente uma figura central desse conto.
  • dia de Luto Nacional - comemoração do Turcomenistão, numa homenagem às vítimas do terremoto de 1948 que destruiu a então capital política turcumena, Ashgabat.
  • Dia de Ricardo Palma ou "Día de Ricardo Palma" - comemorado no Peru, para marcar a data da morte do escritor tradicionalista e jornalista peruano, Manuel Ricardo Palma Soriano, que faleceu em 6 de outubro de 1919 e que é bastante conceituado entre os peruanos.
  • Dia de Tom Cruise - comemorado no Japão.
  • Dia do Alemão-norte-americano ou "German-North-American Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data da chegada de 13 famílias de imigrantes vindos da localidade alemã de Krefeld [próximo da Renânia] para a atual cidade norte-americana da Filadélfia-EUA em 6 de outubro de 1683, que viriam a fundar em Germantown na Pensilvânia, o 1º povoado alemão nas então "Treze Colônias Norte-americanas".
  • Dia do Chapeleiro Louco ou "Mad Hatter Day" - comemoração dos Estados Unidos da América, relacionada com o personagem fictício do escritor, matemático e poeta inglês, Lewis Carrolls [Charles Lutwidge Dodgson], retratado em "Alice no País das Maravilhas" e "Alice no país do espelho".
  • Dia do Circo ou "Día del Circo" - comemorado na Argentina, para marcar a data do nascimento do acrobata e palhaço argentino oriundo do uruguai, Pepe Podestá [José Juan Podestá], que veio ao mundo em 6 de outubro de 1858 e que foi um dos criadores do "Circo Criolo", enquanto membro da célebre família Podestá de artistas rio-pratenses, além de encarnar o personagem "Pepino el 88", um palhaço doente que influenciou gerações de cômicos entre os argentinos.
  • Dia do Combate à Violência e à Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 1.799 de 17 de dezembro de 1997.
  • Dia do �Designer� de Modas - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.579 de 1 de Dezembro de 2010.
  • Dia do Início da Semana da Criança - comemorada no Brasil.
  • Dia do início da Semana de Defesa e Prevenção contra o Uso de Drogas e Substâncias que Provocam Dependência Física e/ou Psíquica - comemorado no âmbito da Rede Estadual de Ensino do Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 5.716 de 16 de janeiro de 1992, com atividades que deverão ser encerradas na Data comemorativa alusiva ao "Dia da Criança", celebrado por brasileiros em 12 de outubro.
  • Dia do Início da Semana Estadual de Nutrição Infantil - comemoração não confirmada do Estado brasileiro de São Paulo.
  • Dia do Moto-Boy - comemorado na cidade brasileira de Manaus-AM, conforme Lei Nº 1.498 DE 10 de setembro de 2010.
  • Dia do Prefeito - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 8.047 de 22 de dezembro de 2003.
  • Dia do Tecnólogo - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 9.657 de 14 de maio de 1997, para marcar a data da inauguração do Centro Tecnológico Paula Souza, ocorrida em 6 de outubro de 1969 na cidade brasileira de São Paulo-SP.
  • Dia do Teatro Nacional Rio-Pratense ou "Día del Teatro Nacional Rioplatense" - comemorado por argentinos, para marcar a data do nascimento do acrobata e palhaço argentino oriundo do uruguai, Pepe Podestá [José Juan Podestá], que veio ao mundo em 6 de outubro de 1858 e que foi um dos criadores do "Circo Criolo", enquanto membro da célebre família Podestá de artistas rio-pratenses, além de encarnar o personagem "Pepino el 88", um palhaço doente que influenciou gerações de cômicos entre os argentinos.
  • Dia dos Professores ou "Guru Dinaya" - comemoração do Sri Lanka, num dia de festa onde as crianças tocam os pés dos professores e oferecem flores, frutas ou folhas de betel a seus mestres.
  • Dia Estadual de Combate a Violência de Crianças e Adolescentes - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme lei Nº 1.799 de 12 de dezembro de 1997.
  • Dia Estadual do cadastro do Doador de Medula Óssea - comemorado nos Estados brasileiros do Espírito Santo [Lei Nº 9.512 de 30 de agosto de 2010), Goiás [Lei Nº 16.966 de 19 de abril de 2010] e São Paulo [Lei Nº 13.764 de 21 de outubro de 2009], para marcar a data do 1º transplante de medula óssea não-aparentado do Brasil, que foi realizado em 6 de outubro de 1995, a partir de doação de voluntário que foi identificado através do REDOME [Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea] nas Terras Brasilis.
  • Dia Nacional do Médico Assistente ou "National Physician Assistant Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data da graduação da 1ª turma de médicos assistentes norte-americanos em 6 de outubro de 1967, cuja profissão foi idealizada pelo médico e educador estadunidense, Eugene Stead, enquanto professor da Duke Medical Center.
  • Dia Nacional do Doador Voluntário de Medula Óssea - comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 586 DE 2007 [em tramitação na Câmara brasileira de Deputados federais], para marcar a data do 1º transplante de medula óssea não-aparentado do Brasil, que foi realizado em 6 de outubro de 1995, a partir de doação de voluntário que foi identificado através do REDOME [Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea] das Terras Brasilis e que já tem sido extra-oficialmente celebrado por brasileiros, além de estar oficializado no Estado brasileiro do Pará pela Lei Nº 7.271 de 11 de maio de 2009.
  • Dia Nacional dos Ferroviários ou "Día Nacional del trabajador ferroviario" - comemorado no Chile, conforme Lei Nº 20.581 de 28 de março de 2012, , para marcar a data do fuzilamento de 11 ferroviários da Maestranza de San Bernardo, entre homens e mulheres de 23 a 48 anos detidos por militares da Escola de Infantaria, que foram executados em 6 de outubro de 1973 no então campo chileno de concentração de Cerro Chena, durante a ditadura militar chilena, cujo crime foi analisado pela Comissão Nacional de Verdade e Reconciliação ou "Comisión Nacional de Verdad y Reconciliación" do Chile em fevereiro de 1991, além de que em 2008 o brigadeiro afastado do Exército chileno, Víctor Raúl Pinto Pérez, foi condenado a 15 anos de prisão por seqüestros e homicídios relacionados com esses assassinatos.
  • Dia Nacional dos Estudantes ou "National Student Day" - comemoração de canadenses e norte-americanos, que tem sido promovida pela NACS [Associação Nacional de Lojas de Colégios ou "National Association of College Stores", com o fim de celebrar a responsabilidade social de estudantes do Canadá e Estados Unidos da América.


Nenhum comentário:

Postar um comentário