terça-feira, 23 de outubro de 2012

Página; Uma Dia na Historia; 24 de Outubro 2012


PÁGINA SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO ANO DE 2012 

Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque




 Datas Comemorativas do dia: 24 de Outubro 2012

                                                  
Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto...


Comemorações do 298º dia de 2012 (68 dias para 2013), uma quarta-feira, 24 de outubro no calendário gregoriano, daqui 05:09:50 (-02:00:00 GMT).




  • Dia das crianças ou "Children's Day" - comemoração móvel da Austrália: 4ª quarta-feira de outubro.
  • Dia da Astronomia ou "Día de la Astronomía" - comemorado por argentinos, para marcar a data da inauguração do 1º observatório astronômico da Argentina, ocorrida em 24 de outubro de 1871.
  • Dia da Cultura Racional - comemorado na cidade brasileira de Goiânia-GO, conforme Lei Nº 6991 de 2 de setembro de 1991.
  • Dia da Independência - comemorado na Zâmbia [Republic of Zambia], para marcar a data da libertação dos zâmbios do jugo dos ingleses, ocorrida em 24 de outubro de 1964.
  • Dia da Resistência Popular - comemoração do Egito, relacionada com a resistência da população local durante a "Guerra de Outubro" ou "Guerra do Yom Kippur" em 1973 junto ao Canal de Suez, num dos episódios do conflito árabe-israelense.
  • Dia da Mula ou "Mule Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.
  • Dia da ONU ou Organização das Nações Unidas - comemoração ratificada no Estado brasileiro de Minas Gerais pelo Decreto Nº 2.911 de 22 de outubro de 1948 e Decreto Nº 6.733 de 19 de outubro de 1962, para marcar a data da entrada em vigor da "Carta das Nações Unidas", que se tornou vigente a partir de 24 de outubro de 1945.
  • Dia da Sergipanidade - festa popular de celebração e de afirmação dos valores próprios adotados por sergipanos em todo o Estado brasileiro do Sergipe, que estava relacionada com a independência sergipana até a Emenda Nº 20 de 2000 na Constituição desse Estado brasileiro.
  • Dia de Maladay, ou The Aftermath 5 - comemorado pelo Calendário Discordiano.
  • Dia do Desenhista Gráfico Industrial ou "Día del Diseñador Gráfico Industrial" - comemorado na Argentina, para marcar a data da formatura do 1º desenhista gráfico da Universidade Nacional de Cuyo na cidade argentina de Mendoza, que foi graduado em 24 de outubro de 1966, naquela que é tida como a 1ª universidade argentina a oferecer esse curso.
  • Dia do Desporto Adaptado - comemorado nos Estados brasileiros do Amazonas [Lei Nº 3617 de 31 de maio de 2011] e Paraíba [Lei Nº 9.562 de 6 de dezembro de 2011], para marcar a data da Lei Federal Nº 7.853 de 24 de outubro de 1989 [alterada pela Medida Provisória Nº 437 de 29 de julho de 2008], que então dispôs sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social e sobre a CORDE [Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência], além de instituir a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos das pessoas com deficiência, disciplinar a atuação do Ministério Público, definir crimes, e dar outras providências.
  • Dia do Exército - comemorado em Portugal, para marcar a data da tomada de Lisboa, que foi conquistada aos mouros em 24 de outubro de 1147 e após quase 4 meses de cerco, graças ao empenho das tropas de Dom Afonso Henriques, que é tido hoje em dia, como o patrono do Exército português.
  • Dia do Geólogo ou "Día del Trabajador Geólogo" - comemorado por cubanos, para marcar a data de 24 de outubro de 1960, em que o Governo revolucionário cubano tomou posse das empresas mineradoras em cuba, que até então eram propriedades dos Estados Unidos da América.
  • Dia do Início da Semana da Paz e para o Desarmamento - instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas], para ser celebrada pelos países membros de 24 a 30 de Outubro.
  • Dia do Personagem "Bunchoo" - comemorado no Japão.
  • Dia do servidor da Justiça ou "Día del Servidor Judicial" - comemorado no Equador.
  • Dia dos Gráficos ou "Día del Trabajador Gráfico" - comemorado por venezuelanos, para marcar a data da fundação da "Gazeta de Caracas" em 25 de outubro de 1808, que é tido como o 1º Jornal da então Capitania Geral da Venezuela, tendo como redator principal, o humanista, poeta, filólogo, educador e jurista venezuelano que se radicaria no chile, Andrés de Jesús María y José Bello López [Andrés Bello], considerado por tal, como o 1º jornalista da venezuela, o que fez com que nessa data fosse celebrado também o "Dia do Jornalista" ou "Día del Periodista" por cerca de 22 anos, entre 1942 e 1964.
  • Dia dos Mineiros ou "Día de los Trabajadores Mineros" - comemorado por cubanos, para marcar a data de 24 de outubro de 1960, em que o Governo revolucionário cubano tomou posse das empresas mineradoras em cuba, que até então eram propriedades dos Estados Unidos da América.
  • Dia Internacional da Informação sobre o Desenvolvimento ou "World Development Information Day" - instituído pela ONU [Organização das nações Unidas] em 1972, com o objetivo de chamar a cada ano, a atenção da opinião pública mundial para os problemas de desenvolvimento e a necessidade de reforçar a cooperação internacional para a solução dos mesmos.
  • Dia Internacional de ação pelo Clima - promovido conjuntamente entre as campanhas TicTacTicTac e 350.org.
  • Dia Mundial de Combate à poliomielite - comemorado para marcar a data de 24 de outubro de 1985, em que o RI [Rotary Internacional] anunciou uma campanha de arrecadação de fundos para a erradicação total da poliomielite ou paralisia infantil no mundo [ainda incidente em países como Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão], coisa que a comunidade médica mundial acredita somente ser possível, quando a grande maioria da imunização for feita somente com a IPV [vacina inativada contra a poliomelite] ou vacina injetável, elaborada com vírus inativados [mortos] e desenvolvida pelo investigador norte-americano, Jonas Edward Salk, porque, segundo consenso mundial, esse método de imunização ainda é mais eficiente que a OPV [vacina oral produzida com vírus vivos atenuados ou enfraquecidos], que foi desenvolvida pelo pesquisador polonês-norte-americano, Albert Bruce Sabin, pois esses vírus ingeridos por via oral na famosa "gotinha" podem entrar em contato com outros vírus No intestino da criança, sofrerem mutações genéticas, se tornarem novamente virulentos e contaminarem outras pessoas, muito embora essa vacina inicialmente tenha sido fundamental para a vacinação em massa e a quase total erradicação da pólio no mundo.
  • Dia Mundial do Origami ou "World Origami Day" - comemorado nessa data por fãs da dobradura que transforma papel em arte, principalmente no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, para marcar a data do nascimento da origameira norte-americana, Lillian Rose Vorhaus Kruskal Oppenheimer [Lilian Oppenheimer], que veio ao mundo em 24 de outubro de 1898 e foi a fundadora do 1º grupo de origami na América e também foi co-fundadora da Sociedade britânica de Origami ou "British Origami Society" e da Origami dos Estados Unidos ou "Origami-USA".




Nenhum comentário:

Postar um comentário