sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 16 de Novembro 2012





Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.





·         1º Dia de Inverno ou "1º dia de vetrardagur" - comemoração móvel da Islândia com feriado, visto que em épocas anteriores, os islandeses utilizavam o calendário nórdico antigo, que dividia o ano em apenas duas estações [inverno e verão]: sábado [alguns calendários indicam sexta-feira] a partir de 16 de novembro.
·         Dia do Seguro ou "Día del Seguro" - comemoração móvel de chilenos, que tem sido promovida pelas companhias chilenas de seguro: 3ª sexta-feira de novembro.
·         Dia dos Arquivistas Históricos ou "Día de los Archiveros Históricos" - comemoração móvel de Porto Rico: sexta-feira da 3ª semana completa de novembro.
·         Dia Internacional contra o Bullying ou "International STAND UP to Bullying Day" - comemoração móvel a partir de uma campanha iniciada pelos estudantes ingleses, Travis Price e David Shepherd, que se solidarizaram com as intimidações sofridas por um estudante e sua camiseta cor-de-rosa no Reino Unido, em que se sugere aos envolvidos que usem uma camiseta cor-de-rosa, contra o Bullying [termo do inglês para descrever atos de violência física ou psicológica - intencionais e repetidos), praticados por um indivíduo - bully: "tiranete"/"valentão") ou por um grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo ou grupo de indivíduos, de alguma forma impossibilitado(s) de se defender]: 3ª sexta-feira de novembro, dentro da "Semana Anti-Bullying".
·         Dia Nacional de Excluir ou "National Unfriend Day" - comemoração móvel de norte-americanos, que está relacionada com remover "amigos" [ou NUD] em sites de Relacionamentos sociais como o Facebook, pois, segundo o comediante, escritor, apresentador e produtor estadunidense de televisão, Jimmy Kimmel [James Christian Kimmel], enquanto pai da idéia, é praticamente impossível se ter milhares de "amigos", sendo que a iniciativa conta com uma espécie de selo de aprovação médica, além de também ser apoiada pelo apresentador norte-americano de TV, Mehmet Oz, que tem a opinião de que os "Amigos do Facebook podem levar à ansiedade extrema, hipertensão e até causar mortes, sendo essa na opinião dele, uma oportunidade para se caracterizar e qualificar esses assassinos silenciosos de uma vez por todas: 3ª sexta-feira de novembro.
·         Dia da Declaração de Soberania ou "taassünni päev" - comemorado por estonianos, para marcar a data da declaração emitida em 16 de novembro de 1989, que então afirmava a soberania e a supremacia das leis da Estónia sobre as leis da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas].
·         Dia da Evangelização Salesiana na Patagônia ou "Día de la Evangelización Salesiana en la Patagonia" - comemorado na Argentina, principalmente nas Províncias da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul, Santa Cruz, Chubut, Río Negro, Neuquén e La Pampa, conforme Lei Nº 24.841 de 11 de junho de 1997.
·         Dia da Língua ou "Dagur íslenskrar tungu)" - comemorado na Islândia, para marcar a data do nascimento do escritor, naturalista e poeta islandês, Jónas Hallgrímsson, que veio ao mundo em 16 de novembro de 1807 e continua sendo um dos poetas mais queridos da Islândia, havendo composto alguns dos mais conhecidos poemas islandeses sobre a terra e a nação de seus compatriotas, além de ser o fundador do jornal "Fjölnir" [ativo em Copenhague a partir de 1835], usado por poetas nacionalistas de então para invocar sentimentos patrióticos no coração do povo islandês, na esperança de insuflar a resistência popular contra as "regras dinamarquesas" em vigor naquele tempo.
·         Dia da Pátria - comemoração da Síria [Al Jumhuriyah al Arabiyah as Suriyah], que está relacionada com o movimento de libertação dos sírios do jugo dos franceses.
·         Dia da Tradição Oral - comemoração não confirmada.
·         Dia das Comunicações do Exército Nacional ou "Día de las Comunicaciones del Ejercito Nacional" - comemoração do Equador não confirmada.
·         Dia De Damasco - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 912 de 1 de novembro de 1985, que está relacionada com o "Dia da Pátria" na Síria [Al Jumhuriyah al Arabiyah as Suriyah].
·         Dia de Hécate - Deusa tríplice da Bruxaria e senhora do submundo na Mitologia grega que, segundo a crença dos gregos, nas noites de lua nova, aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que cruzavam seus domínios [mencionada também como uma comemoração de 13 de agosto no calendário da Wikipédia].
·         Dia de Santo Eustacius - comemorado na ilha caribenha de Santo Eustacius, para marcar a data da saldação de tiros entre militares dessa ilha [então colônia holandesa] e militares norte-americanos, ocorrido em 16 de novembro de 1776 e tido como o 1º reconhecimento internacional da independência dos Estados Unidos da América ante o jugo dos ingleses.
·         Dia do Arrependimento e de Oração ou "Buß- und Bettag - the" - celebrado com feriado na Saxônia e na Baviera, por membros da "Igreja Luterana Reformada" de orientação Calvinista.
·         Dia do Esportista ou "Día del Deportista" - comemoração da Argentina não confirmada.
·         Dia do Estabelecimento de Garifunas ou "Garifuna Settlement Day" - comemorado por belizianos, para marcar a data da chegada do povo Garifuna em Belize, após uma rebelião contra os ingleses e conseqüente punição com deportações para a ilha chamada de Roatan, perto de Honduras, a partir de 1795, quando as pessoas Garifunas lentamente começaram a estabelecer comunidades ao longo das costas do sul de Belize, Guatemala e Honduras, convertendo-se numa das mais diversas e dominantes culturas em Belize, sendo que a cultura Garifuna ou "Garifuna culture" ou ainda negros caribenhos ou "caribes Black", é caracterizada por ser bastante singular, tendo apparecido pela 1ª vez mais de 300 anos atrás, quando escravos fugitivos se juntaram com imigrantes indianos-caribenhos que lhes haviam dado guarida na ilha de São Vicente, adotando a língua dos brancos apenas porque foram forçados pelos senhores coloniais, mas mantendo suas tradições às escondidas.
·         Dia do Flamengo ou "Día del Flamenco" - comemorado na Comunidade Autônoma de Andaluzia na Espanha, para marcar a data de 16 de novembro de 2010, em que a UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"] declarou o flamengo como Patrimônio Imaterial da Humanidade);.
·         Dia do Início da Semana da Música.
·         Dia do Início da Semana dos Evangélicos - comemorada no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei nº 2.928 de 30 de abril de 1998.
·         Dia do Início da Semana Provincial dos Direitos das Crianças - comemorada na Argentina.
·         Dia do Início da Semana das Pessoas com Déficit de Atenção - comemorada em Porto Rico.
·         Dia do Jardim de Infância - comemorado no Japão.
·         Dia do Policial Federal - comemorado no Brasil, conforme Decreto Nº 5.279 de 22 de novembro de 2004 que alterou o Decreto Nº 98.380 de 9 de novembro de 1989, para marcar a data da aprovação da Lei Nº 4.483 de 16 de novembro de 1964, que então reorganizou o DFSP [Departamento Federal de Segurança Pública], dando força de policiamento em nível federal a partir daí, para o órgão que havia sido criado no Brasil pelo Decreto-Lei Nº 6.378 de 28 de março de 1944 durante o Governo de Getúlio Vargas.
·         Dia do Rádio, Televisão e Comunicações - comemorado por Ucranianos, conforme Decreto Presidencial Nº 667 de 11 de novembro de 1994, em apoio ao trabalho do rádio, televisão e indústria de telecomunicações na Ucrânia.
·         Dia do Taquígrafo Parlamentar ou ""Día del Taquígrafo Parlamentario" - comemorado na Argentina, para marcar a data da fundação da AATP [Associação Argentina de Taquígrafos Parlamentares ou "Asociación Argentina de Taquígrafos Parlamentarios"], que foi constituída em 16 de novembro de 1946, a partir da cidade argentina de Buenos Aires.
·         Dia do trabalhador Judicial ou "Día del Trabajador Judicial" - comemorado por argentinos, conforme Lei Nº 26.674 de 18 de maio de 2011, para marcar a data da fundação da FJA [Federação Judicial Argentina ou "Federación Judicial Argentina"], que foi constituída em 16 de novembro de 1958, e que atualmente agrupa os empregados judiciais da maioria dos distritos da Argentina.
·         Dia do Transporte por Terra e por Mar - comemorado na Coréia do Norte.
·         Dia Estadual do Eletricitário - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.552 de 10 de novembro de 2010.
·         Dia Internacional contra a Anorexia ou "International Day against anorexia" - comemoração celebrada desde 2005 com o apoio do "jornal internacional de transtornos alimentares" ou "International Journal of Eating Disorders", que está relacionada com o combate contra a Anorexia nervosa, uma disfunção alimentar que é caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar [resultando em baixo peso corporal e estresse físico], tida como uma doença complexa, que envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais, e que afeta principalmente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, muito embora também afete alguns rapazes, sendo que no caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, possa estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente [especialmente se houver um quadro neurótico - particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying], cuja taxa de mortalidade para os afetados com esse mal [aproximadamente 10%], é considerada uma das maiores entre qualquer dos transtornos psicológicos diagnosticáveis em nossos dias.
·         Dia Internacional da Tolerância ou "International for Tolerance Day" - comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] na sua resolução 51 de 12 de dezembro de 1995, para marcar a data da constituição da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"], que foi criada em 16 de novembro de 1945 e a data da proclamação da "Declaração de Princípios Sobre a Tolerância" ou "Declaration of Principles on Tolerance", que foi assinada por 185 países na cidade francesa de Paris através da resolução 48/126 de 20 de dezembro de 1993 e proclamada em 16 de Novembro de 1995, reafirmando a "fé nos Direitos Humanos fundamentais" e ainda na dignidade e no valor da pessoa humana, com o fim de poupar sucessivas gerações das guerras por questões culturais, a partir da prática da tolerância e da convivência pacífica entre os povos vizinhos.
·         Dia Nacional de Atenção à Dislexia - comemoração proposta para o brasil pelo Projeto de Lei Nº 929 de 2007.
·         Dia Nacional do mar - comemorado desde 1998 em Portugal, conforme Resolução do Conselho de Ministros portugueses Nº 83 de 10 de julho de 1998, para marcar a data da entrada em vigor da "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar" ou "United Nations Convention on the Law of the Sea", que havia sido concluída em 10 de dezembro de 1982 na localidade jamaicana de Montego Bay e que entrou em vigor em 16 de novembro de 1994.
·         Dia Nacional dos Ostomizados - comemorado no Brasil, conforme Lei nº 11.506 de 19 de julho de 2007, para marcar a data da fundação da Sociedade Brasileira dos Ostomizados, ocorrida em 16 de novembro de 1985, em prol da qualidade de vida de quem foi obrigado a submeter-se a uma ostomia, ao terem implantada uma bolsa coletora para a eleminação de dejetos corporais.

  • Dia da Fundação do município brasileiro de Aguas de Lindóia - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Guamiranga - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Honório Serpa - Estado do Paraná.

  • Dia da Fundação do município brasileiro de Salesópolis - Estado de São Paulo.

  • Dia da Fundação do município brasileiro de Santo Antônio do Monte - Estado de Minas Gerais.

  • Dia da Fundação do município brasileiro de Sucupira do Norte - Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário