quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 20 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.


§  Dia do Sistema de Informação Geográfica ou "Gis Day" - comemoração móvel, promovida durante a "Semana da Consciência pela Geografia" e realizada em 44 estados norte-americanos e 57 países ao redor do mundo, numa iniciativa de alfabetização geográfica patrocinada pela National Geographic Society, com o propósito de alertar para importância que a geografia desempenha nas nossas vidas, promovendo o aprofundamento desta disciplina nas escolas, comunidades e organizações em geral: 3ª quarta-feira de novembro.
§  Dia mundial da DPOC ou "World COPD Day" - comemoração móvel criada pela GOLD [Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou "Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease"], com o fim de alertar sobre essa doença crónica, progressiva e irreversível, que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de muitos alvéolos, além do comprometimento dos restantes, atacando com maior freqüência homens com idade mais avançada, que também tem certa incidência em pessoas com algum histórico de tuberculose: 3ª quarta-feira de novembro.
§  Dia Nacional dos Profissionaisdo Suporte a Educação ou "National Education Support Professionals Day" - comemoração móvel de norte-americanos, que foi celebrada até 2003 como Dia do Pessoal do Suporte Educacional ou "Educational Support Personnel Day", em tributo aos assistentes pedagógicos, professores substitutos, pessoal administrativo, serventes escolares, entre outros: 3ª quarta-feira de novembro.
§  Dia da Comunidade Afro-Brasileira - comemorado no Brasil desde a década de 1970, a partir da sugestão do poeta brasileiro, Oliveira Silveira, para marcar a data da morte do herói brasileiro da resistência contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, que teria sido assassinado em 20 de novembro de 1695.
§  Dia da Industrialização da África ou "African Industrialization Day" - comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas], conforme resolução Nº 44/237 de 22 de dezembro de 1989.
§  Dia da Pizza - comemorado no Japão.
§  Dia da Psiquiatria ou "Día de la Psiquiatría" - comemorado no Peru, conforme Resolução Ministerial Nº 0399-SA/DVM de 1985, para marcar a data do nascimento do jornalista e médico peruano, Hermilio Valdizán Medrano, que veio ao mundo em 20 de novembro de 1885 e é tido como o "Pai da Psiquiatria peruana".
§  Dia da Raça Negra - comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.847 de 4 de julho de 2012, para marcar a data da morte do herói brasileiro da resistência contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, que teria sido assassinado em 20 de novembro de 1695.
§  Dia da Revolução ou "Día de la Revolución" - comemorado no México, para marcar a data do início da "Revolução de 1910" contra a ditadura do General Porfirio Díaz.
§  Dia da Soberania Nacional ou "Día de la Soberanía Nacional" - comemorado na Argentina, conforme Lei Nº 20770, atendendo proposta do historiador argentino, José María Rosa, para marcar a data da "Batalha de Vuelta de Obligad", em que mais de mil argentinos consolidaram a soberania do país, em 20 de novembro de 1845, ao enfrentarem e vencerem no rio Paraná, a armada anglo-francesa, enviada por França e Inglaterra como a mais poderosa força do mundo de então.
§  Dia de dar nome ao seu PC ou "Name Your PC Day" - comemoração de norte-americanos, provavelmente relacionada com o papel desempenhado pelo PC [computador pessoal ou "Personal computer"] na vida das pessoas em nosso tempo.
§  Dia de Mawu - comemorado em honra da deusa suprema [criadora de todas as coisas] na mitologia africana.
§  Dia de vigília com velas contra a transfobia - movimento da comunidade LGBTTTs [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Simpatizantes] iniciado em San Francisco na Califórnia-EUA por Gwendolyn Ann Smith, contra o ódio e o preconceito sofrido pelos transgêneros, em lembrança pela morte da dançarina da noite e mulher transgênera dos Estados Unidos, Rita Hester, que vivia no papel de mulher em tempo integral há pelo menos dez anos, na comunidade norte-americana de Allston/Brighton [oeste de Boston-EUA] e foi assassinada em 28 de novembro de 1998, possivelmente por transfobia.
§  Dia de Zumbi dos Palmares - comemorado no Brasil, conforme Lei nº 9.125 de 7 de novembro de 1995, para marcar a data da morte do herói brasileiro da resistência contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, que teria sido assassinado em 20 de novembro de 1695.
§  Dia do Aniversário Da Morte De Zumbi - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 4.007 de 11 de novembro de 2002, para marcar a data da morte do herói brasileiro da resistência contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, que teria sido assassinado em 20 de novembro de 1695.
§  Dia do Auditor Interno - comemorado por brasileiros e oficializado no Estado brasileiro do Ceará pela Lei Nº 14.294 de 7 de janeiro de 2009, para marcar a data da fundação do Audibra [Instituto dos Auditores Internos do Brasil], que foi constituído em 20 de novembro de 1960 na cidade brasileira de São Paulo-SP, e que hoje está presente nas principais capitais brasileiras, com o fim de proporcionar formação, capacitação e desenvolvimento profissional aos auditores internos do país.
§  Dia do Descobrimento de Hidro-carburetos ou "Día del descubrimiento de Hidrocarburos" - comemorado na Província argentina de Río Negro, conforme Artigo Nº 11 da Lei F Nº 2381.
§  Dia do Feriado de "Acorda Zumbi" - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 526 de 15 de janeiro de 1982, para marcar a data da morte do herói brasileiro da resistência contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, que teria sido assassinado em 20 de novembro de 1695.
§  Dia do Músico Evangélico - comemorado por membros da IPI [Igreja Presbiteriana Independente] do Brasil, para marcar a data do nascimento do pastor Presbiteriano, músico, regente de coral, organista, cantor, compositor, tradutor e arranjador brasileiro de música sacra evangélica, João Wilson Faustini, que veio ao mundo em 20 de novembro de 1931, e que é considerado um pioneiro da música sacra evangélica no Brasil e patrono da Soemus [Sociedade Evangélica de Música Sacra], enquanto editor da maior coleção de Música Evangélica Religiosa da língua portuguesa em seu tempo.
§  Dia do Professor, ou "Ngày nhà giao Vi?t Nam" - comemoração do Vietinã desde 1982, que inicialmente foi batizado de "Manifesto Internacional de Educadores" com origens em um encontro de 1957, entre educadores de nações do bloco comunista, ocorrido na cidade polonesa de Varsóvia, e depois recebeu o nome de "Dia dos Educadores vietnamitas".
§  Dia do Profissional Liberal Universitário - comemoração não confirmada.
§  Dia do Psicólogo ou "Día del Psicólogo" - comemorado por Colombianos, para marcar a data da fundação do Instituto de Psicologia Aplicada da Universidade Nacional da Colômbia ou "Instituto de Psicología Aplicada de la Universidad Nacional de Colombia", que foi criado em 20 de novembro de 1947, como o 1º centro de treinamento de psicólogos da Colômbia e sob a direção da destinguida psicóloga espanhola em seu tempo, Mercedes Rodrigo, que emigrou para as Américas por ocasião da "Guerra Civil Espanhola" e então foi convidada para realizar a seleção de estudantes de psicologia para esse 1º curso da Universidade Nacional colombiana.
§  Dia do Reencontro de Raças - comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.237 de 11 de janeiro de 2011 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010.
§  Dia do Sulanqueiro - comemorado no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 11.012 de 27 de dezembro de 1993, para uma atividade ligada à sulanca, que começou no final dos anos 40, quando a atual cidade brasileira de Santa Cruz do Capibaribe-PE ainda era uma vila, com o trabalho pioneiro dos comerciantes brasileiros, Pedro Diniz, Manoel Caboclo e Dedé Moraes, na venda de retalhos, enquanto subprodutos de fábricas de tecidos, o que permitiu a confecção de cobertas de retalhos, a partir do que se partiu para o fabrico de roupas com retalhos maiores, tudo a preços populares, até chegar nos dias atuais, em que a região converteu-se no maior pólo de confecções do Norte/Nordeste do Brasil, tudo por causa da sulanca, cujo termo pode ter surgido da união de helanca ou malha vinda do Sul brasileiro e sul ou a partir de uma designação depreciativa dada ao produto no início [algo como sucata ou coberta ou roupa feita pelo povo com pedaços de retalhos], mas que passou de simples cobertas e roupas populares para confecção de qualidade, que hoje nada fica a dever a outros produtos convencionais do gênero no mercado, fazendo com que a Sulanca significque hoje, por extensão, todos os tecidos e confecções fabricados ou comercializados na região ou produzidos noutras partes que acompanharam o modelo santa-cruzense, que é caracterizado pela informalidade dominante, por suas vendas no atacado e por ter preços mais reduzidos [em grosso ou no varejo], num modo eficiente de gerar e distribuir renda, apesar de pecados como sonegação e outros.
§  Dia do Técnico em Contabilidade - comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 12.278 de 24 de maio de 2005.
§  Dia do Trabalhador do Setor de Plásticos ou "Día del Trabajador del Plástico" - comemorado na Argentina.
§  Dia do 20-N o 20N - comemorado na Espanha por falangistas nostáugicos do Franquismo, para marcar a data da morte do advogado e político espanhol, José Antonio Primo de Rivera, que foi fundador da Falange Espanhola e morreu executado por forças republicanas em 20 de novembro de 1936 e a morte do militar espanhol, Francisco Franco, que foi chefe-de-estado, ditador e Regente do Reino de Espanha, desde outubro de 1939 até sua morte, em 20 de novembro de 1975.
§  Dia Estadual da Capoeira - comemorado entre outros nos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 14.925 de 24 de maio de 2011], Piauí [Lei Nº 5.784 de 29 de julho de 2008] e Santa Catarina [Lei Nº 15260 de 18 de agosto de 2010].
§  Dia Estadual da Cultura Hip-Hop - comemorado no Estado brasileiro do Amapá, conforme Lei Nº 1580 de 5 de dezembro de 2011.
§  Dia Estadual do Auditor de Controle Interno - comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.294 de 7 de janeiro de 2009.
§  Dia Estadual do Vereador - comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 15.266 de 2 de agosto de 2005, que continua vigente, pois a lei Nº 16.957 de 15 de abril de 2010 não revogou as disposições em contrário ao fixar o "Dia Estadual do Vereador" a ser celebrado em 1 de outubro.
§  Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança ou "World Day of Prayer and Action for Children" - comemoração promovida no Brasil pela Pastoral da Criança e instituída durante o "3º Fórum Global" da GNRC [Rede Global de Religiões pelas Crianças ou "Global Network of Religions for Children"], que foi realizado na cidade japonesa de Hiroshima em maio de 2008.
§  Dia Oficial da Bandeira ou "official flag day" - comemorado no Reino Unido, para marcar a data do casamento da Rainha Elizabeth II com o Príncipe Filipe [Duque de Edimburgo], ocorrido em 20 de novembro de 1947.
§  Dia Nacional da Juventude católica - comemorado em Angola.
§  Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra - comemorado no Brasil desde 1978, quando foi instituído durante Congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, com o apoio do movimento anti-racista brasileiro e do setor democrático do Brasil, oficializado pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e Lei Nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 [que alterou a Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996] e festejado com feriado em alguns Estados e/ou cidades brasileiras, para marcar a data da morte do herói brasileiro da resistência contra a escravidão, Zumbi dos Palmares, que teria sido assassinado em 20 de novembro de 1695.
§  Dia Nacional do Biomédico - comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 11.339 de 3 de agosto de 2006, para marcar a data em que foi julgada procedente a Representação 1256-5 DF de 20 de novembro de 1985 no STF [Supremo Tribunal Federal] brasileiro, atestando a inconstitucionalidade da Lei Nº 6.686 de 11 de setembro de 1979 que dispunha sobre o exercício da análise clínico-laboratorial no Brasil e que foi complementada pela Lei Nº 7135 de 26 de outubro de 1983, que então passava a exigir aos biomédicos brasileiros uma complementação com cursos de Farmácia-Bioquímica retruativamente desde julho desse mesmo ano, ficando então assegurado definitivamente e com o aval do STF [Supremo Tribunal Federal] brasileiro, o direito do Biomédico brasileiro em exercer o procedimento de análises clínico-laboratoriais no Brasil, sujeito à fiscalização pelo CFBM [Conselho Federal de Biomedicina] e CRBM [Conselhos Regionais de Biomedicina].
§  Dia Nacional do Esteticista - comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 6286 de 2005, que já está oficializada entre outros nos Estados brasileiros do Mato Grosso [Lei Nº 8.554 de 14 de setembro de 2006], Minas Gerais [Lei Nº 11935 de 5 de outubro de 1995] e São Paulo [Lei Nº 14.385 de 30 de março de 2011], com o apoio da FEBRAPE [Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas], possivelmente para marcar a data da fundação da AMEC [Associação Mineira de Estética e Cosmetologia], que foi constituída em 20 de novembro de 1977 pelo esforço da professora brasileira de estética, Lúcia Nery, uma incansável batalhadora em prol das esteticistas e que também foi a responsável pela criação do Código de Ética do Esteticista brasileiro.
§  Dia Nacional do Pijama - comemoração de portugueses, que tem sido promovida pela Mundos de Vida, para todas as crianças até 6 anos de idade, que devem ir para a escola vestidas de pijama, com o fim de promover a causa do "direito de cada criança crescer numa família", no "Dia Universal das Crianças" ou "Universal Children's Day".
§  Dia Provincial das Águas e do Trabalhador de Irrigação ou "Día Provincial del Agua e del trabajador de Irrigación" - comemorado na Província argentina de Mendoza, conforme Resolução Nº 897 de 1958, para marcar a data da sanção definitiva da Lei Provincial de Águas mendozanas, ocorrida em 20 de novembro de 1884, em cuja celebração é eleita a Rainha das Águas Mendozinas, entre represetantes dos ríos Malargüe, Mendoza, Tunuyán Inferior, Tunuyán Superior, Diamante e Atuel.
§  Dia Universal das Crianças ou "Universal Children's Day" - comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] e celebrada oficialmente em Bangladesh, Canadá, Egito e Paquistão, com o apoio da UNICEF [Fundo das Nações Unidas para a Infância ou "United Nations International Children's Emergency Fund"], para marcar a data da aprovação da "Declaração dos Direitos das Crianças" ou "Declaration of the Rights of the Child", que foi adotada na 14ª sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas na Resolução Nº 1386 de 20 de novembro de 1959 e a data da "Convenção dos Direitos da Criança" ou "Convention on the Rights of the Child" de 20 de novembro de 1989, baseadas em 4 princípios fundamentais: a não discriminação, o interesse primordial da criança nos assuntos que lhes são importantes, o direito à vida, à sobrevivência e ao desenvolvimento e o respeito pela opinião das crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário