sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 30 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

Dia Mundial da Sexta-feira sem peles ou "Worldwide Fur Free Friday" - comemoração móvel contra o uso de peles de animais e artigos de couro para vestuário: última sexta-feira de novembro.
Dia da Amizade Argentino-Brasileira - comemorado por brasileiros e argentinos, conforme Decreto da Presidência Argentina Nº 688 de 16 de novembro de 2004 e Decreto da Presidência brasileira de 16 de novembro de 2004, cuja celebração pode ser ratificada no Brasil pelo Projeto de Lei Nº 3284 de 2008 [em tramitação no Congresso Nacional brasileiro], para rememorar a data do encontro de 30 de novembro de 1985, que se deu entre o presidente argentino, Raúl Alfonsin, e o presidente brasileiro, José Sarney, quando foi assinada a "Declaração de Iguaçu", donde se iniciou o "processo de integração regional" entre os 2 países.
Dia da Câmara com Foco Automático - comemorado no Japão.
Dia da Festa dos Vanires - comemorado no Hórus Temple Illuminus, numa celebração aos deuses da terra e da natureza.
Dia da Grande Abóbora Oca Assombrada ou "Haunted Hollow Great Pumpkin Day" - comemorado por norte-americanos no último dia de cada mês, como um tempo para pensar e se preparar para o "Dia das Bruxas" ou "Halloween", que os estadunidenses tradicionalmente celebram no último dia do mês de outubro.
Dia da independência comemorado em Barbados, para marcar a data da libertação dos barbadianos do jugo da Inglaterra, ocorrida em 30 de novembro de 1966.
Dia da Independência - comemorado no Iêmen do Sul, para marcar a data da independência dos sul-iemenitas do jugo do Reino Unido, ocorrida em 30 de novembro de 1967, com a saída do último soldado britânico do lugar.
Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.145 de 16 de junho de 2010, para marcar a data da criação do 1º "Clube do Ônibus Antigo Brasileiro", que foi fundado em 30 de novembro de 2005 sob VVR [Viver, Ver e Reviver], A Evolução, com o fim de incentivar a preservação da memória dos transportes em ônibus, através de exposições de ônibus e caminhões antigos em todo o território nacional brasileiro, mostrando também a evolução tecnológica desses equipamentos, enquanto responsável pela realização dos Maiores Encontros Nacionais de Ônibus e Caminhões Antigos no Brasil.
Dia da reforma Agrária - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 3.990 de 26 de dezembro de 1983, para marcar a data da promulgação do "Estatuto da Terra no Brasil" ou Lei Nº 4.504 de 30 de novembro de 1964.
Dia da Segurança em Computadores ou "Computer Security Day" - comemoração iniciada em 1988 a partir dos Estados Unidos da América mas que, pode e até tem sido celebrada em outras datas por alguns países, em prol da sensibilização para questões relacionadas com a segurança de computadores na internet.
Dia de comemoração Cívica - celebrado Na República Oriental do Uruguai, conforme Lei Nº 17.568 de 21 de outubro de 2002, para marcar a data do plebicito de 30 de novembro de 1980, pelo qual a maioria [57/02%] dos uruguaios disse não à ditadura, ao não aprovar a reforma constitucional que permitiria aos ditadores permanecerem no poder, conquistado a ponta de baionetas, prisões, torturas e exílios.
Dia de Comemoração Nacional - celebrado na Escócia [Scotland] no "Dia de Santo André".
Dia de "Regina Mundi" - comemorado desde 1997 por sul-africanos, em tributo ao templo religioso de "Regina Mundi" que é a maior Igreja Católica da África do Sul [com capacidade para abrigar entre 5 e 7 mil pessoas], localizada na populosa área residencial de negros de Orlando East ou Rockville no bairro de Moroka em Soweto na cidade sul-africana de Joanesburgo, e que também é conhecida como "Igreja do Povo" ou "Catedral do Povo", graças ao papel que esse monumento católico desempenhou na vida da população negra segregada, como um lugar de encontro para o povo de Soweto antes, durante e depois dos anos de luta anti-apartheid no país.
Dia do Assistente Social ou "Día del Trabajador Social" - comemorado em El Salvador.
Dia do Capelão - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.751 de 14 de outubro de 2009.
Dia do Estatuto da Terra - comemorado por brasileiros, para marcar a data da promulgação da Lei Nº 4.504 de 30 de novembro de 1964, que então dispunha sobre o "Estatuto da Terra" no Brasil e dava outras providências.
Dia do Jornalista ou "Día del Periodista" - comemoração de guatemaltecos que está relacionada com a publicação do jornal "Gaceta de Guatemala" em 1 de novembro de 1729, que então trazia uma edição válida para todo o mês de novembro, a partir da qual, nasceu o jornalismo nacional da Guatemala.
Dia do Ministério da Educação ou "Día del Ministerio de Educación" - comemorado por chilenos, conforme Decreto Nº 344 de 1993, que foi alterado pelo Decreto Supremo Nº 691 de 1993 do Ministério chileno de Educação ou "Ministerio de Educación".
Dia do Taxista - comemoração não confirmada.
Dia do Teatro Nacional ou "Día del Teatro Nacional" - comemorado na Argentina, conforme Decreto Nº 1586 de 1979, para marcar a data da inauguração da 1ª sala estável de teatro a funcionar no vice-renado do Rio da Prata, que foi aberta em 30 de novembro de 1783 no "Teatro da Rancharia" ou "Teatro de la Ranchería" na Cidade argentina de Buenos Aires.
Dia do Teólogo - comemorado oficialmente enttre outros nos Estados brasileiros do Paraná [Lei Nº 8857 de 29 de agosto de 1988] e São Paulo [Lei Nº 5.701 de 3 de junho de 1987], além de outras cidades pelo Brasil a fora, como é o caso da cidade brasileira de Vitória-ES [Lei Nº 6797 de 29 de novembro de 2006].
Dia do Vigilante ou "Día del Vigilante" - comemorado por chilenos e instituído por volta de 1930 pela Direção Geral de Prisões ou " Dirección General de Prisiones" [atual Direção Geral de Gendarmería ou "Dirección General de Gendarmería"] do Chile.
Dia dos Síndicos - comemorado entre outros nos Estados Brasileiros do Pernambuco [Lei Nº 13.189 de 16 de janeiro de 2007] e São Paulo [Lei Nº 1.359 de 11 de julho de 1977].
Dia Mundial das Cidades pela Vida ou "Worldwide Cities for Life Day" - comemoração contra a Pena de Morte e a Tortura festejada em mais de 60 capitais mundiais com monumentos iluminados, além de mais de 1.200 cidades e vilas em todo o mundo, que está oficializada entre outros no município brasileiro de Porto Alegre-RS pela Lei Nº 10.322 de 12 de dezembro de 2007, para marcar a data da 1ª abolição conhecida de Pena de morte por um Estado Europeu, que foi decretada pelo nobre italiano e posteriormente Sacro Imperador Romano-Germânico e rei da Hungria e da Boêmia, Leopoldo II [Pedro Leopoldo José de Habsburgo-Lorena], que extinguiu as penas capitais em 30 de novembro de 1786 no seu Grão-Ducado da Toscana, o que fez com que o seu reino se convertesse no 1º estado civil de que se tem notícia no mundo a acabar com a tortura e a pena capital.
Dia Nacional do Derrame Cerebral ou "Día Nacional del Ataque Cerebral" - comemorado na Argentina, com eventos informativos nos centros argentinos de saúde, numa promoção da Sociedade Neurológica Argentina ou "Sociedad Neurológica Argentina".
Dia Nacional do Evangélico - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.328 de 15 de setembro de 2010, para uma celebração que já é festejada há vários anos no Distrito Deferal brasileiro, conforme a Lei Nº 893 de 27 de julho de 1995, inclusive com feriado distrital a partir da Lei Nº 963 de 4 de dezembro de 1995.
Dia Nacional do Idoso - comemorado por angolanos, conforme Decreto-executivo Nº 1 de 10 de janeiro de 2005, que foi emitido pelo Conselho de Ministros de Angola.
Dia Nacional do Vigilante Sanitário - comemorado no Brasil, conforme estabelecido na "Conferência Nacional de Vigilância Sanitária", que foi realizada em 2001 na cidade brasileira de Brasília-DF.
Dia Nacional dos Bombeiros - comemorado em Angola e instituído para marcar a data do atentado contra as instalações da Refinaria de Petróleo da cidade angolana de Luanda, ocorrido em 30 de novembro de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário