quarta-feira, 8 de maio de 2013

Datas Comemorativas em 2013 - 13 de Maio 2013



Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.
Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica.


207 celebrações para o 133º dia de 2013 (232 dias para 2014), uma segunda-feira, 13 de maio no calendário gregoriano:

  • Dia do Início da Semana da Assistência Social Cidadã - comemoração móvel do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.675 de 13 de janeiro de 2004: semana em que esteja incluso o dia 15 de maio, que é o "Dia do Assistente Social".
  • Dia do Início da Semana de Combate à Pedofilia - comemoração móvel do Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.707 de 13 de julho de 2009: 2ª semana de maio.
  • Dia do Início da Semana de Madureira - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 4.876 de 25 de outubro de 2006: 2ª semana de maio.
  • Dia do Início da Semana de Prevenção e Combate à Anemia Falciforme - comemoração móvel do Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 17.136 de 24 de agosto de 2010, com o fim de levar ao conhecimento da população goiana informações sobre a doença; detectar possíveis casos da doença, incluindo os familiares dos portadores do traço ou doentes; realizar o devido encaminhamento dos casos detectados para acompanhamento médico especializado; facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento; capacitar os profissionais da área de saúde; e divulgar as atividades desenvolvidas pela rede pública estadual de saúde relacionadas aos portadores do traço ou anemia falciforme, a partir de uma programação estipulada por meio dos órgãos competentes do Poder Executivo goiano, incluindo palestras, seminários, além de outras atividades que possam ser desenvolvidas para dar efetividade aos objetivos dessa semana comemorativa: 2ª semana de maio.
  • Dia do Início da Semana de Prevenção de Maus-tratos contra pessoas idosas - comemorado em Porto Rico.
  • Dia do Início da Semana do "Exército da Salvação" - comemorada em Porto Rico.
  • Dia do Início da Semana dos Museus - comemoração móvel de brasileiros, conforme Decreto DE 31 DE MAIO DE 2004: semana em que esteja incluso o dia 18 de maio, quando se celebra o "Dia Internacional dos Museus" ou "International Museum Day".
  • Dia do Início da Semana Estadual de Incentivo à Saúde Mamária - comemoração do Estado brasileiro do Maranhão"< conforme Lei Nº 8.614 de 29 de maio de 2007, com o fim de examinar, cadastrar, esclarecer e conscientizar sobre a saúde mamária, com ênfase para o diagnóstico precoce do câncer de mama: 2ª semana de maio.
  • Dia do Início da Semana Estadual de Doação de Leite Materno ou Semana Estadual de Leite Humano - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 6.237 de 7 de maio de 2012 e Lei Nº 5645 de 6 de janeiro de 2010: semana em que esteja incluso o dia 19 de maio, quando se celebra o "Dia Mundial da Doação de Leite Humano" ou "World Day of Human Milk Donation".
  • Dia Nacional do Ator ou "Día Nacional del Actor" - comemoração móvel da Argentina, conforme Lei Nº 24.171 de 30 de setembro de 1992: 2ª segunda-feira de maio.
  • Dia Nacional do Avental ou "National Apron Day" - comemoração móvel de norte-americanos: 1ª segunda feira após o "Dia das Mães", que é celebrado no 2º domingo de maio.
  • 3º e último Dia do "Festival de Lemuralia" ou "Lemúria" - celebrado na Roma Antiga, com rituais para exorcizar o medo e os fantasmas malévolos dos mortos para fora das casas dos antigos romanos.
  • Dia da Abolição da Escravatura - comemorado por Brasileiros, conforme Lei Nº 7.658 DE 29 de abril de 1988, para marcar a data em que a então regente brasileira, Princesa Isabel, assinou a Lei Nº 3353 de 13 de maio de 1888 ou "Lei Áurea", que trazia a seguinte disposição no seu Artigo 1º: "É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil...".
  • Dia da Colheita - comemorado na UREMG [Universidade Rural do Estado de Minas Gerais] na cidade brasileira de Viçosa-MG, conforme Artigo Nº 236 do "Estatuto da Universidade Rural", que foi aprovado pelo DECRETO Nº 8.484 de 14 de julho de 1965.
  • Dia da Cultura Racional - comemorado na cidade brasileira de Fortaleza-CE, conforme Lei Nº 6705 de 20 de setembro de 1990, num dia em que adeptos da Cultura Racional celebram o "Dia da Libertação da Matéria" ou "�Dia da Libertação da Escravidão da Matéria", na data da Lei Nº 3353 de 13 de maio de 1888 ou "Lei Áurea", que oficialmente libertou os escravos brasileiros.
  • Dia da Cultura Racional Fluminense - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 697 de 13 de dezembro de 1983, num dia em que adeptos da Cultura Racional celebram o "Dia da Libertação da Matéria" ou "�Dia da Libertação da Escravidão da Matéria", na data da Lei Nº 3353 de 13 de maio de 1888 ou "Lei Áurea", que oficialmente libertou os escravos brasileiros.
  • Dia da Estrada de Rodagem - comemorado no Brasil, conforme Decreto Nº 24.224 de 11 de maio de 1934, no início da era rodoviária brasileira, de acôrdo com uma deliberação do "4º Congresso Nacional de Estradas de Rodagem", que foi realizado entre 26 de dezembro de 1926 e 3 de janeiro de 1927 no então Distrito Federal brasileiro, para marcar a data da inauguração oficial da 1ª estrada de rodagem entre as cidades brasileiras do Rio de Janeiro-RJ e Petrópolis-RJ, que foi inaugurada oficialmente em 13 de maio de 1926, depois de haver sido construída por iniciativa do Automóvel Club do Brasil e com o patrocínio dos poderes públicos brasileiros, dando início à comunicação rodoviária entre a então Capital da República brasileira e o centro e norte do país.
  • Dia da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima na Igrejinha 307/308 sul - comemorado no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 4.089 de 30 de janeiro de 2008.
  • Dia da Fraternidade Brasileira - comemorado no Brasil, conforme Decreto Nº 1158 de 14 de janeiro de 1990.
  • Dia da Guirlanda ou "Garland Day" - comemorado desde o início do século XIX na aldeia inglesa de Abbotsbury em - Dorset na Inglaterra, com a confecção de muitas guirlandas por crianças do lugar.
  • Dia da Polícia Militar - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 51 de 9 de junho de 1976, para marcar a data da Organização do Corpo da Guarda Real da Polícia da Corte [Polícia Militar], que se deu em 13 de maio de 1809, com a corporação inicialmente instruída para a prática de chibatadas contra os escravos dos quilombos e os brasileiros praticantes de capoeira.
  • Dia da Real Cerimônia de Aração ou "Wan Phuetcha Mongkhon" - (comemorado na Tailândia, com uma celebração realizada na Sanam Luang em Bangkok [perto de Wat Phra Kaew], para marcar o início da temporada do plantio de arroz.
  • Dia das Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias - comemorado no Estado brasileiro do Amazonas, conforme Lei Nº 3186 de 21 de novembro de 2007, com possível instituição em nível nacional a partir do Projeto de Lei Nº 2.268 de 2007 [em tramitação no Congresso Nacional brasileiro], objetivando contribuir para o resgate histórico e cultural das religiões de matrizes africanas e ameríndias, e para promover o resgate da história e da cultura dos negros e índios no dia do fim oficial da escravatura dos negros brasileiros, com a assinatura da "Lei Áurea" no Brasil.
  • Dia das Reparações - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 4.337 de 27 de maio de 2004.
  • Dia da Tormenta de Maio - comemorado no Japão.


  • Fonte: http://diasde.com/13-de-maio/#ixzz2ShhD0m31

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário