quarta-feira, 8 de maio de 2013

Datas Comemorativas em 2013 - 14 de Maio 2013



Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.
Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica.

181 celebrações para o 134º dia de 2013 (231 dias para 2014), uma terça-feira, 14 de maio no calendário gregoriano:

  • Dia do Círculo de Oração - comemoração móvel do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.678 de 6 de fevereiro de 2004: 2ª terça-feira de maio.
  • Dia Alagoano do Teatro - comemorado no Estado brasileiro de Alagoas, conforme Lei Nº 6.243 de 2 de julho de 2001, para marcar a data do nascimento da atriz, diretora de cenário e dramaturga brasileira, Linda Mascarenhas, que veio ao mundo em 14 de maio de 1895 e que muito realizou no papel de líder do movimento de teatro amador de Maceió, com uma vida que sempre esteve ligada ao palco, à juventude das Alagoas e à religião católica.
  • Dia Continental do Seguro ou "Día Continental del Seguro" - comemoração das Américas, que também já foi conhecida como "Dia Panamericano do Seguro" ou "Día Panamericano del Seguro", tendo sido instituída em 1948 pela "2ª Conferência Hemisférica de Seguros" ou "2ª Conferencia Hemisferica de Seguros" na Cidade do México, para marcar a data da "1ª Conferência Hemisférica de Seguros" ou "1ª Conferencia Hemisferica de Seguros", que se reuniu em 14 de maio de 1946 na cidade estadunidense de Nova York, tendo por objetivo, estimular a aproximação entre os profissionais de seguros do continente americano, após a 2ª Guerra Mundial.
  • Dia da América Subterrânea ou "Underground America Day" - comemoração de norte-americanos, iniciada em 1974 pelo saudoso arquiteto estadunidense, Malcolm Wells, que então utopicamente imaginou uma terra para a natureza e não para as construções artificiais dos homens.
  • Dia da Cultura de Seguros - comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5714 de 10 de maio de 2010, que pode estar relacionada com o "Dia Continental do Seguro" ou "Día Continental del Seguro".
  • Dia da Guerra nas Estrelas ou "Star Wars Day" - comemoração de norte-americanos, para marcar a data do nascimento do diretor, produtor e roteirista estadunidense de cinema, George Walton Lucas, que veio ao mundo em 14 de maio de 1944 e que foi realizador das famosas trilogias de cinema e Televisão, "Star Wars" e "Indiana Jones".
  • Dia da Habilitação - comemorado no Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 10357 de 14 de julho de 1993.
  • Dia da proclamação da Independência - comemorado no Paraguai [República del Paraguay ou Têta Paraguái], para marcar a data em que foi declarada a libertação paraguaia do jugo da Espanha, que somente seria reconhecida um dia depois, em 15 de maio de 1811.
  • Dia da Proclamação da Independência - comemorado em Israel, para marcar a data do ato surgido da iniciativa do ativista e político judeu-polonês, David Ben Gurión, com a criação do Estado de Israel, após o término do "mandato britânico na Palestina" em 1948, cujo novo Estado seria atacado naquela mesma noite por tropas Árabes, dando início a uma onda de conflitos que se perpetua até os nossos dias.
  • Dia da Solidariedade ao Estado de Israel - comemoração da cidade brasileira de porto Alegre-RS, conforme Lei Nº 6922 de 24 de outubro de 1991, que está relacionada com o ato de declaração da independência de Israel, emitido em 14 de maio de 1948.
  • Dia da Tradição Israelense - comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.399 de 15 de janeiro de 2009, que está relacionada com o ato de declaração da independência de Israel, emitido em 14 de maio de 1948.
  • Dia das Mães - comemorado no Paraguai e na Samoa.
  • Dia das Seguradoras - comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.671 de 13 de janeiro de 2004, que pode estar relacionada com o "Dia Continental do Seguro" ou "Día Continental del Seguro".
  • Dia de Dançar Igual a um Frango ou "National Dance Like A Chicken Day" - comemoração de norte-americanos.
  • Dia de Ísis - ocasião em que era comemorado o encontro dessa deusa com os restos mortais de seu amado Osíris [deus da fertilidade masculina] na Mitologia egípcia.
  • �Dia de Israel - comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010 e Lei Nº 5.315 de 31de outubro de 2011.
  • Dia do Aniversário de Hastings Banda - comemorado no Malawi, para marcar a data do nascimento do estadista e herói Malawiano, Hastings Kamuzu Banda, que veio ao mundo em 14 de maio de 1896 e que trabalhou pela independência da Niassalândia [atual Malawi].
  • Diia do Aniversário do Rei - comemorado no Camboja, para marcar a data do nascimento do rei cambojano, Norodom Sihamoni, que veio ao mundo em 14 de maio de 1953.
  • Dia do Dirigente Esportivo ou "Día del Dirigente Deportivo" - comemorado por argentinos e instituído pela Associação Argentina de Futebol, para marcar a data da morte do dirigente argentino de futebol, José Amalfitani ou "Pepe", que faleceu em 14 de maio de 1969 e que se converteu numa lenda, enquanto bem-feitor do time argentino de futebol, Clube Atlético Vélez Sarsfield, tendo trabalhado em prol da equipe por cerca de 3 décadas.
  • Dia do "Festival Imperial de Izumo Taisha" - realizado num dos mais antigos e importantes santuários xintoístas do Japão na cidade japonesa de Izumo em Shimane, num momento em que as pessoas se reúnem em torno do seu deus, em prol de satisfazerem o seu desejo de viver uma vida feliz.
  • Dia do Início da Colheita do Café Conilon - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.284 de 26 de Agosto de 2009, cuja data comemorativa simbólica tem por fim manter a qualidade do café capixaba e incentivar os produtores rurais a colher o café maduro, elevando assim a qualidade do produto, o que terminaria por gerar um lucro significativo, pois Os cafeicultores que iniciarem a colheita antes dessa data, quando as lavouras ainda estão com muitos grãos verdes, poderão amargar perdas de até 20% na produção�.
  • Dia do Jogador Argentino de Futebol ou "Día del Futbolista Argentino" - comemorado na Argentina, para marcar a data do gol do jogador argentino, Ernesto Grillo, que foi assinalado durante uma partida de futebol disputada entre a seleção argentina e a seleção da Inglaterra em 14 de maio de 1953, no Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti da equipe River Plate, na cidade argentina de Buenos Aires, quando os argentinos derrotaram os ingleses por 3 a 1.
  • Dia do Povo Paraguaio - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei nº 2235 de 29 de maio de 2001, para marcar a data em que foi declarada a libertação paraguaia do jugo da Espanha, que somente seria reconhecida um dia depois, em 15 de maio de 1811.
  • Dia do Seguro ou "Día del Seguro" - comemorado por espanhóis, conforme Decreto de 10 de novembro de 1945 do Governo espanhol, pelo qual se encomendou à Direção Geral de Seguros ou "Dirección General de Seguros" da Espanha a organização dos atos e celebrações dessa data comemorativa, para marcar a data da 1ª Lei espanhola de Seguros, que foi promulgada em 14 de maio de 1908.
  • Dia do Seguro Particular ou "Día del Seguro Privado" - comemoração da República Dominicana, conforme Decreto Presidencial Nº 2187 de 13 de janeiro de 1981, que pode estar relacionada com o "Dia Continental do Seguro" ou "Día Continental del Seguro".
  • Dia do Termômetro - comemorado no Japão.
  • Dia dos Trabalhadores em Edifícios [Ccondomínios] - comemoração do Estado brasileiro de Minas Gerais, que está ratificada na 23ª cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho 2004/2005 do SINDEAC-MG [Sindicato dos Empregados em Edifícios, Empresas de Asseio, Conservação e Cabineiros da cidade brasileira de Belo Horizonte-MG].
  • Dia Nacional da Engenharia ou "Día Nacional de la Ingeniería" - comemorado no Chile, conforme Decreto Nº 143 de 12 de março de 2009 do Ministério chileno do Interior, que atendeu uma sugestão da Agremiação de Engenheiros do Chile ou "Colegio de Ingenieros de Chile", para marcar o 1º dia da reconstrução de Santiago do Chile, logo após o 1º grande terremoto de que se tem notícia no lugar, que devastou a atual capital chilena em 13 de maio de 1647.
  • Dia Nacional da Unificação - comemorado por liberianos, em tributo ao Processo de unidade e integração, que foi concluído pelo então presidente-ditador liberiano, William Tubman Sadraque Vacanarat, com o fim de superar as diferenças sociais, políticas, culturais e econômicas, que no pensamento de muitos liberianos eram insuperáveis, e que pode tornar-se realidade, a partir da adesão formal das comunidades liberianas de Montserrado, Grand Bassa, Sinoe, Maryland e Grand Cape Mount, juntamente com 4 províncias ou territórios indígenas ou de grupos africanos étnicos organizados do interior, formando a nação que hoje é conhecida como a Libéria.
  • Dia Nacional do Biscoito de Soro de Leite Coalhado ou "National Buttermilk Biscuit Day" - comemoração de norte-americanos.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário