quarta-feira, 15 de maio de 2013

Datas Comemorativas; 18 de Maio 2013



Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.
Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica.

  • Dia da Ciência - comemoração móvel da Ucrânia, conforme Decreto Presidencial Nº 145 de 14 de fevereiro de 1997: 3º sábado de maio.
  • Dia da Europa - comemoração móvel da Ucrânia, conforme Decreto Presidencial Nº 339 de 19 de Abril de 2003: 3º sábado de maio.
  • Dia da Solidariedade - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 11.693 de 26 de novembro de 2001: 3º sábado de maio.
  • Dia das Forças Armadas ou "Armed Forces Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da américa: 3º Sábado de maio.
  • Dia de Levar as Crianças aos Parques ou "National Kids to Parks Day" - comemoração móvel de norte-americanos, que tem sido promovida pelo Serviço de Parques Nacionais ou "National Park Service" dos Estados Unidos da América, com o fim de promover os parques naturais estadunidenses: 3º sábado de maio.
  • Dia Estadual da Marcha para Jesus - comemoração móvel do Estado brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 16.969: 3º sábado de maio.
  • Dia Europeu contra a Obesidade ou "European Day Against Obesity" - comemoração móvel da Europa, que foi proposta pela ADEXO "Associação de Obesos e Ex-obesos de Portugal" em 18 de outubro de 2007 durante o "1º Encontro Interparlamentar Europeu Contra a Obesidade" ou 1º European Inter-Parliamentary Meeting Against Obesity", que se deu na cidade belga de Bruxelas, para uma celebração idealizada a partir do "Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade" dos Portugueses, com o apoio da Associação Belga de Pacientes Obesos ou "Association belge de patients obèses", UK [Fórum Nacional de Obesidade ou "National Obesity Forum"] da Inglaterra e Magor Imre Csibi da Romênia: penúltimo sábado de maio.
  • Dia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano - comemoração móvel de Portugal, que tem sido organizada por membros da Delegação Nacional Salesiana da Pastoral Juvenil e da Equipe da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, para Pré-adolescentes, adolescentes e jovens do MJS [Movimento Juvenil Salesiano] relacionados com os ambientes salesianos ou tendo referência salesiana: final de semana do 3º domingo de maio.
  • Dia da Bandeira ou "Jour du Drapeau" - comemorado no Haiti, para marcar a data de 18 de maio de 1803 em que, capitaneados pelo futuro imperador haitiano, Jean Jacques Dessalines, os líderes haitianos das tropas de escravos que então lutavam pela liberdade na ilha rasgaram a faixa branca da bandeira francesa e criaram uma nova bandeira com as tiras em azul e vermelho que haviam restado do desmantelamento da bandeira do colonizador e que foram costuradas pela cidadã haitiana, Catherine Flon, com o fim de materializar a idéia da separação, preparando o terreno para a declaração da independência haitiana que seria proclamada alguns meses mais tarde, em 1º de janeiro de 1804.
  • Dia da Boa Vontade - comemoração não confirmada.
  • Dia da Plantação da Árvore ou "Día de la Plantación del Árbol" - comemoração de Uruguaios.
  • Dia da Proclamação da Independência - comemorado em Jamhuuriyadda Soomaaliland [Jumhuriyat Ar? a?-?umal Jumhuriyat, Republic of Somaliland, ou República da Somalilândia, para marcar a data da proclamação de independência em 18 de maio de 1991, cuja declaração não é reconhecida pela Somália.
  • Dia da Unidade - comemoração do Turcomenistão, que está relacionada com o líder espiritual e filosófico e poeta iraniano-turcomeno, Magtymguly, que teria feito esforços significativos para garantir a independência e a autonomia para os turcomenos no século 18.
  • Dia da Escarapela [Cucarda] ou "Día de la Escarapela" - adotado como símbolo Nacional em vários países da América Latina e comemorado nessa data principalmente na Argentina.
  • Dia da Palavra - comemorado no Japão.
  • Dia da Poesia de Magtymguly - comemorado no Turcomenistão, em tributo ao filósofo, líder espiritual e poeta turcumeno-persa, Magtymguly, que teria feito esforços significativos para garantir a autonomia e a independência dos turcumenos no século XVIII.
  • Dia da Universidade - comemorado no Haiti.
  • Dia das Girafas - comemoração não confirmada.
  • Dia das Raças Indígenas das Américas - comemoração não confirmada.
  • Dia de Apoio à Humanidade - comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 12.538 de 17 de janeiro de 2007, que está relacionada de alguma forma com a data do nascimento do Papa da Igreja Católica nascido na Polônia, João Paulo II [Karol Wojtila], que veio ao mundo em 18 de maio de 1920, e que foi um dos líderes que mais viajaram na história mundial, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado, trabalhando pela unidade entre os povos e sabendo expressar-se em italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, que era a sua língua nativa.
  • Dia de Visitar seu Familiar ou "Visit Your Relative's Day" - comemoração de norte-americanos.
  • dia Dedicado ao Deus Pan - deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores, na mitologia grega, que residia em grutas e vagava pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas.
  • Dia do Exército ou "Día del Ejército" - comemorado por uruguaios, para marcar a data da "Batalha das Pedras" ou "Batalla de Las Piedras", ocorrida em 18 de maio de 1811, quando os autonomistas chefiados pelo revolucionário oriental, José Gervasio Artigas, tomaram o Uruguai [exceto Montevidéu].
  • Dia do início da Semana Estadual da Adoção - comemorada no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.464 de 25 de maio de 2011, tendo por finalidade, a reflexão, a agilização, a celebração e a promoção de campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade versando sobre o tema adoção, com a realização de debates, palestras e seminários.
  • Dia do início da Semana Estadual da Adoção de Crianças e Adolescentes - comemorada no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 9.565 de 6 de dezembro de 2011, com a finalidade de trazer a reflexão, a agilização, a celebração e a realização de campanhas de conscientização, sensibilização e publicidade do tema �adoção,� com a realização de debates, palestras e seminários e a promoção de iniciativas em prol da adoção de crianças e adolescentes em todo o Estado paraibano, ficando as comemorações a cargo dos órgãos competentes do Poder Executivo, em consonância com os Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e entidades da Sociedade Civil da Paraíba.
  • Dia do início da Semana Estadual de Ações de Defesa Civil - comemorada no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.706 de 21 de maio de 2009, para marcar a data da criação da Defesa Civil catarinense, que foi instituída pela Lei Nº 4841 de 18 de maio de 1973.
  • Dia do Pagode - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 2.045 de 18 de dezembro de 1992.
  • Dia do Renascimento - comemoração do Turcomenistão, que está relacionada com o líder espiritual e filosófico e poeta iraniano-turcomeno, Magtymguly, que teria feito esforços significativos para garantir a independência e a autonomia para os turcomenos no século 18.
  • Dia do Soldado Recruta ou "Día del Soldado Conscripto" - comemorado no Chile, conforme Decreto Nº 112 de 15 de maio de 2007, emitido pelo Ministério chileno da Defesa Nacional ou "Ministerio de Defensa Nacional", para marcar a data da morte de 44 soldados chilenos que prestavam o serviço militar obrigatório [cujo nosso equivalente no Brasil é o antigo Tiro-de-Guerra] mais um sargento, e que sucumbiram na "Tragédia de Antuco" ou "Tragedia de Antuco" em 18 de maio de 2005, numa nevasca junto ao vulcão Antuco na 8ª região do Biobío, naquela que é tida como a 2ª maior catástrofe do Exército chileno em tempos de paz.
  • Dia do Sumô - comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 13.751 de 20 de janeiro de 2004 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007.
  • Dia do Trabalhador Têxtil ou "Día del Trabajador Fabril" - comemorado na Bolívia, para marcar a data do "Massacre da Vila Vitória", ocorrido a partir de 18 de maio de 1950 na cidade boliviana de La Paz, quando o Governo boliviano atacou os trabalhadores [principalmente têxteis] grosseiramente armados, usando contra eles artilharia pesada e bombardeios aéreos, até retomar o controle do bairro e proximidades 2 dias depois.
  • Dia do Vidreiro - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 5.141 de 7 de janeiro de 1959, homenageando os vidraceiros paulistas que manipulam esse importante artigo da humanidade desde cerca de 4000 anos antes de Cristo, basicamente feito a partir do uso de vitrificantes, fundentes e estabilizantes formados por areia, calcário, barrilha, alumínio, corantes e descorantes.
  • Dia dos Professores - comemorado em Belize.
  • Dia Estadual da Luta Pela Ressocialização dos Portadores de Distúrbios Mentais - comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 12.939 de 15 de setembro de 1999, para marcar a data da elaboração do documento final da "1ª Conferência Nacional de Saúde Mental" no Brasil, ocorrida em 18 de maio de 1987, que então propunha a reformulação do modelo assistencial em saúde mental para os brasileiros, tendo em vista o atendimento extra-hospitalar e das equipes multiprofissionais, e que é tido como o início da discussão sobre os direitos de cidadania e sobre a legislação em relação aos doentes mentais do Brasil, a partir do que surgiram os CAPS [Centros de Atenção Psicossocial], SRT [Serviços Residenciais Terapêuticos], Centros de Convivência e Cultura, leitos de atenção integral - em Hospitais Gerais], e do "Programa de Volta para Casa" com bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos.
  • Dia Estadual de Ações de Defesa Civil - comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.706 de 21 de maio de 2009, para marcar a data da criação da Defesa Civil catarinense, que foi instituída pela Lei Nº 4841 de 18 de maio de 1973.
  • Dia Estadual do Aposentado� - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 4.114 de 15 de julho de 1988.
  • Dia Estadual do Blogueiro - comemorado no Estado brasileiro do Maranhão, conforme Lei Nº 9.535 de 28 de dezembro de 2011, para marcar a data da morte do blogueiro e jornalista brasileiro do Maranhão, Walter Rodrigues, que faleceu em 18 de maio de 2010 e que converteu-se em ícone do jornalismo político em todo o Estado maranhense, enquanto editor do "Blogue do Colunão".
  • Dia Estadual do Líder Comunitário - comemorado no Estado brasileiro de Tocantins, conforme Lei Nº 2.362 de 19 de maio de 2010.
  • Dia Internacional de Fascinação pelas Plantas ou "International Plant Fascination Day" - comemoração lançada pela EPSO [Organização européia da Ciência das plantas ou "European Plant Science Organisation"], com o fim de fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e produção sustentável de alimentos, incluindo a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia, sendo que o papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente também deve ser objeto de destaque nesse evento.
  • Dia Internacional dos Museus ou "International Museum Day" - comemoração instituída em 1971 pelo ICOM [Comitê Internacional de Museus ou "International Committee Museum"] e oficializada nos Estados brasileiros do Espírito Santo [Lei Nº 9.688 de 23 de Agosto de 2011] e Rio de Janeiro [Lei Nº 4.380 de 20 de julho de 2004], objetivando sensibilizar o público para a importância dos museus em nossa sociedade atual.
  • Dia Mundial de Vacinas contra a AIDS ou "World AIDS Vaccine Day" ou ainda "Dia de Conscientização sobre a necessidade da Vacina contra o HIV" ou "HIV Vaccine Awareness Day" - comemorado para marcar a data do discurso do então presidente norte-americano, Bill Clinton, na Morgan State University em 18 de maio de 1997, no qual ele exortava os pesquisadores a desenvolverem uma vacina contra o vírus causador da AIDS [Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida ou ou "Acquired Immunodeficiency Syndrome] até 2007, cuja meta não foi atingida, muito embora nesse período tenham havido significativos progressos no cmbate ao HIV [Vírus da Imunodeficiência Humana ou "Human Immunodeficiency Virus"].
  • Dia Nacional da Luta Antimanicomial - comemorado no Brasil e oficializado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro [Lei Nº 6202 de 13 de abril de 2012 e Lei Nº 5645 de 6 de janeiro de 2010] e na cidade brasileira de Porto Alegre-RS [Lei Nº 7498 de 21 de setembro de 1994], para marcar a data da elaboração do documento final da "1ª Conferência Nacional de Saúde Mental" no Brasil, ocorrida em 18 de maio de 1987, que então propunha a reformulação do modelo assistencial em saúde mental para os brasileiros, tendo em vista o atendimento extra-hospitalar e das equipes multiprofissionais, e que é tido como o início da discussão sobre os direitos de cidadania e sobre a legislação em relação aos doentes mentais do Brasil, a partir do que surgiram os CAPS [Centros de Atenção Psicossocial], SRT [Serviços Residenciais Terapêuticos], Centros de Convivência e Cultura, leitos de atenção integral - em Hospitais Gerais], e do "Programa de Volta para Casa" com bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos.
  • Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 9.970 de 17 de maio de 2000, para marcar a data da morte da menina brasileira de oito anos, Aracelli Cabrera Sanches Crespo, que desapareceu da escola onde estudava e foi violentada e assassinada de forma hedionda na cidade brasileira de Vitória-ES em 18 de maio de 1973, cujo corpo somente seria encontrado desfigurado com marcas de abuso sexual 6 dias mais tarde, do que se tenha tirado indícios que o crime tenha sido realizado durante uma orgia sexual regada a drogas, e cuja data foi proposta pelo "Encontro sobre Boas Práticas na Luta contra a Exploração Sexual Comercial Infantil" ou "Oficina de Buenas Prácticas en la Lucha contra la explotación sexual comercial infantil", que foi realizada em 2004 na cidade colombiana de Cartagena das Índias e sob o patrocínio da OIT [Organização Internacional do Trabalho ou "International Labour Organization"], como data única para toda a América Latina e Caribe, já oficializada no Chile pelo Decreto Nº 557 do Ministério chileno da Justiça ou "Ministerio de la Justicia" como o "Dia Nacional de Luta Contra a Exploração Sexual e Comercial Infantil" ou "Día Nacional de Lucha Contra la Explotación Sexual Comercial Infantil".
  • Dia Nacional do Basquetebol - comemorado por angolanos, para marcar a data da 1ª partida de basquetebol de Angola, que foi organizada em 18 de maio de 1930 pelo oficial do exército português e professor de Educação Física do Liceu Central Salvador Correia, Pina Cabral, que foi disputada no Estádio do Ferrovia Atlético Clube durante o 10º aniversário do Sporting Clube de Luanda, a partir de uma idéia que teria surgido nas atividades do esportista angolano, Sebastião Pombal, pois ele teria sido dos primeiros a ter uma bola de basquetebol e a jogar com colegas de liceu no 1º distrito da então província de Angola.
  • Dia Nacional do Petroquímico - comemoração do Brasil não confirmada.


  • Fonte: http://diasde.com/18-de-maio/#ixzz2TNnnyz9T

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário